Para lembrar os 181 anos de existência da PM do Maranhão, o 4º BPM de Balsas mudou o palco das comemorações e prestou as homenagens em praça pública.

Ontem, 19/06, as comemorações foram realizadas na praça Viva Balsas, em frente à rua Raimundo Félix (Litorânea), com a participação dos militares, do Proerd e do Pelotão Mirim, além dos convidados que receberam condecorações, certificados e troféus Amigos do Batalhão.

A curiosidade do público estava voltada para o Pelotão Mirim, composta por meninos e meninas de 10 a 16 anos e que, para o comandante, é o futuro da segurança e do comportamento de uma nova sociedade. O Pelotão Mirim ostentou-se ao lado dos policiais que receberam as promoções por tempo de serviço prestado à corporação.

O comandante agradeceu aos colaboradores civis, que sempre dispensam de seu tempo para dedicarem-se aos trabalhos voltados para o 4º Batalhão, a psicóloga Kátia Della Flora, “que acionada sempre que preciso está disponível”. Disse o cel. Juarez Medeiros. “Dona Ivani, da Papelaria ABC, também sempre se coloca à frente das causas, em prol da sociedade. Uma pessoa incansável”. Completou o comandante ao entregar a comenda de Amigas do 4º Batalhão.

AMIGOS DO 4º BATALHÃO

O prefeito Erik Augusto Silva, além de várias vezes convocado para homenagear os condecorados, também recebeu a lembrança de bom colaborador da PM de Balsas: “o prefeito dr. Erik foi uma pessoa que não mede esforços e quando nos procurou para saber o que a Polícia precisava para conduzir melhor as ações, eu pedi que nos ajudasse com o combustível para que os carros e motos circulassem na cidade para dar maior segurança à população. Dr. Erik ajuda o Batalhão com 10 mil reais todo mês”. O comandante agradeceu também e ofertou o título Amigos do 4º Batalhão ao sr. Olivério, da Associação dos Produtores da Batavo, região sul do município a 300 km da sede. Para o coronel, a Batavo é uma região onde ninguém dos soldados queria trabalhar, mas hoje, com a ajuda deste senhor e da juíza Nirvana Mourão, temos uma sede na localidade, com alimentação e cozinheira, metralhadoras, carros e quatro homens bem armados. Depois de relatarem ao comandante as ocorrências de roubo e principalmente de estupro de menores. O advogado Antônio Leite, ex-policial, colabora com aulas gratuitas aos 150 alunos do Cursinho para vestibular, para que possam ser aprovados em concursos para soldados, corpo de bombeiros, Enem etc, que é um esforço do comandante também para que os aprovados, principalmente para a Polícia, para Balsas que sejam, em sua maioria daqui. O jornalista e apresentador Carlos Eduardo (Cadu do SBT) foi lembrado pelo comandante como um representante da imprensa local, com destaque para as matérias policiais, colaborando para que a população tome maior conhecimento dos fatos. O funcionário do presídio de Balsas Lucifran que tem dedicado grande esforço entre o Presídio e a Polícia. Para o comandante, o ex-presidente da Aprosoja Isaías Soldatelli recebeu sua comenda pela colaboração da associação com várias despesas da PM de Balsas. Assim, o comandante soube engrandecer o Batalhão e fortificar o laço com empresários do município. Todos os anos são lembradas pessoas que contribuem para o andamento da Polícia.

Ainda durante as comemorações, outros policiais foram agraciados pela coragem e desempenho, inclusive na última ação de caça e encontro com o estuprador de Tasso Fragoso que sequestrou a ex-mulher e a levou para o cerrado, dizendo que só a morte não o levaria para a prisão. Ao avistar os policiais ele avançou com um facão contra um policial mas foi interceptado com tiro fatal e veio a óbito no local.

VEJA MAIS FOTOS:

DEIXE UMA RESPOSTA