A convite da Prefeitura Municipal de Balsas, através da Secretaria de Comunicação, os jornalistas e comunicadores em geral participaram de palestra proferida pela coach, jornalista e empresária Layse Santos, especialista em Marketing Digital e Jornalismo.

Durante a manhã desta quarta-feira, 27/07, a jornalista dirigiu a palestra para secretários municipais e servidores do alto escalão. Já no período vespertino, a palestra A NOVA TV: “como o mundo digital está transformando o telejornalismo”, tema direcionado aos profissionais de comunicação do município e de cidades circunvizinhas, das áreas de TV, rádio, jornal, sites, blogs e mídias sociais de Balsas e região.

Secretária de Comunicação, Edelice Borges; secretário Luis Pedro e Layse Santos, coach

Com relação à mídia eletrônica, a jornalista enfatizou que “o jornalista precisa ser diferenciado através do seu compromisso com a verdade, com a essência do ofício do comunicador, que é apurar os fatos, vendo os dois lados da notícia para passar informações completas, o que faz as pessoas acreditarem, que constrói a reputação, a credibilidade, que o faz diferente das pessoas que estão na internet, mas que não tem esse compromisso”. Layse falou ainda, que “é um compromisso que não morre e constrói a credibilidade do profissional de jornalismo, que é o seu grande valor. É necessário estar atento para isso o tempo inteiro nas redes sociais, nas plataformas digitais, interagindo de forma mais dinâmica, interativa, que é a realidade do jornalismo, sem esquecer que somos os guardiões da verdade, o nosso ofício”, destacou Layse.

Em contraposição às Fake News, Layse Santos destacou que “Não podemos ouvir informações e disseminar de qualquer forma. O bom jornalista tem compromisso com a verdade”. Concluiu.

A secretária de Comunicação, Edelice Borges, agradeceu a presença dos comunicadores de Balsas, dizendo “porque sem vocês essa palestra não ía ser como foi e agradecemos imensamente por vocês estarem aqui conosco.” Para a secretária, “é importante ouvir os dois lados. Vocês que levam a informação, escutam uma parte, mas a outra parte que foi informação da parte pública que nós também estamos aí na vida pública nós precisamos também dar nossa palavra”. A secretária disse ainda, que “a gente não sabe tudo, a gente está sempre aprendendo e essa informação que chega na sua casa, com muita rapidez, precisa ser verdadeira, ela precisa ser checada. Mas com o jornalismo que nós temos na nossa região, sem sombra de dúvidas, a credibilidade aqui de vocês faz a diferença”. Concluiu

Francisco Garcia, digital influencer, com 70 mil seguidores na região sul do Maranhão, disse que a palestra “veio mostrar um novo formato de se fazer Jornalismo e não só prender os telespectadores na televisão. Isso mostrou que a própria emissora pode desenvolver um trabalho nas redes sociais de forma com que aproxime mais os telespectadores e todo mundo sai ganhando. Eu digo que as coisas mudaram tanto que antigamente ‘você acordava para escovar os dentes, hoje você acorda para acessar o celular’. Então quando a gente consegue unir a notícia na televisão e ver ela na hora que quiser no celular, a gente, todo mundo sai ganhando”. Enfatizou Francisco Garcia.

O secretário municipal Luis Pedro Santos, que participou dos dois eventos (manhã e tarde) e que por muito tempo atuou na área de comunicação, no estado do Pará, afirmou que “nesta oportunidade ela (palestrante Layse Santos) está trazendo a sua experiência, compartilhando conhecimentos e experiências vividas e a gente entende que essa é uma iniciativa muito interessante à medida que o nosso compromisso, tanto da administração municipal como da imprensa em geral, é levar a informação à população, é levar conhecimento de conteúdo, divulgar, disseminar, tornar a prática da transparência como um bem maior, tanto do cidadão como da própria administração.”.

A coach Layse Santos atuou por 25 anos e foi âncora na TV Liberal, afiliada da Rede Globo, em Belém/PA. Na emissora ela foi repórter, editora e apresentadora. Atualmente, possui um blog http://blogespelhomeu.net/ e uma empresa de comunicação.

DEIXE UMA RESPOSTA