Com o prêmio Excelência em Gestão a ACIB – Associação Comercial e Industrial de Balsas prestigiou, nesta sexta-feira, o empresário, engenheiro civil e atual secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, do estado, Márcio Honaiser.

Postos à mesa estavam o presidente da Faema – Federação da Agricultura, Raimundo Coelho; a superintendente da Fapcen – Gisela Introvini; o prefeito de Fortaleza dos Nogueiras, Aleandro Passarinho; o anfitrião da homenagem e presidente da ACIB, Roberto Portela; o premiado secretário estadual Márcio Honaiser; o secretário de Infraestrutura do Estado, Clayton Noleto; o vice-prefeito (substituindo dr. Érik, que está na capital) Celso Henrique e presidente da Câmara Municipal de Balsas, Moisés Coelho.

Como uma única partitura aos olhos da sinfonia, Márcio ouviu dos convidados a compor a mesa sempre os mesmos elogios, que também se refletiram a seus pais e irmãos presentes ao evento, que aconteceu no clube da AABB, nesta última sexta-feira, 26/01.

Gisela Introvini afirmou que o governador “olhou para nossa região e colocou alguém que busca semear, a começar dos olhos voltados para o desenvolvimento da agricultura de larga escala sem tirar os olhos do pequeno agricultor, fornecendo máquinas, sementes e outros produtos ao alcance de todos.” Para a superintendente da Fapcen e idealizadora do Agrobalsas, “nós conseguimos a resposta de tantos anseios que buscávamos, quando o governador fez as melhores escolhas quando apoiou dr. Érik para prefeito de Balsas e alguém da nossa terra como Márcio para secretário de Agricultura, (conforme as palavras do pe. Genivaldo Ribeiro, que abençoou a solenidade dizendo ‘você semeou’) além da entrada de outros secretários que sempre estão voltados para a região sul do estado, focalizando o desenvolvimento do Maranhão.” Concluiu Gisela.

Depois que Gisela irrigou o laureado secretário e sua personalidade, simples e envolvente, Raimundo Coelho, da Faema, teceu estatísticas ao aumento na cadeia produtiva do Maranhão, com Márcio Honaiser à frente da Secretaria. Para ele, “o secretário reflete o quanto tem quebrado as amarras passadas, em que tudo era difícil no Maranhão, avançando no desenvolvimento do setor agropecuário.” .”Até parece que o homem não é de carne e osso. Até parece que às vezes é um ser extraordinário ou interplanetário”, disse Raimundo Coelho. “E o Márcio é um líder dentro do nosso setor da agropecuária maranhense”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Moisés Coelho, preencheu as lacunas de elogios lembrando a religiosidade da família Honaiser, em especial de Márcio, que além de tantos outros deveres, sobrava-lhe tempo para compartilhar com outros a sua singularidade de esposo e pai, quando ministrava curso de noivos “muitos dos conselhos que você nos dava nestes cursos, eu ainda carrego comigo, amando minha esposa e levando em conta a paciência de bom marido, como você sempre nos comunicou, entre os ensinamentos para um casal prosseguir de bem com a vida”. O vereador também destacou a família de Márcio, “lembrando que, não só você, mas toda a sua família tem nos prestigiado aqui e se destacado em nosso município e sem dúvida com o trabalho social, que quem tem se beneficiado, sem dúvida, é o balsense”. Para o vereador,“o Márcio tem sido uma porta aberta para o governo do Maranhão, não só para Balsas mas para todas as cidades da região, e todos sabem que podem contar com, pois se ele promete, com certeza vai peregrinar por todas as secretarias”.

Entre os acompanhantes de Márcio Honaiser, vindos de outras cidades, para presenciar a entrega do Prêmio Excelência em Gestão, Aleandro Passarinho, prefeito de Fortaleza dos Nogueiras, cidade bastante beneficiada pelo secretário, parabenizou o secretário e o comparou com o prefeito de Balsas, dizendo que “quando quer fazer, faz”. Passarinho agradeceu ao secretário pelo asfaltamento conseguido para o seu município, “que foi em tempo recorde”, como ambulância, patrola e trator.

O vice-prefeito de Balsas e secretário municipal de Infraestrutura Celso Henrique lembrou das ações na juventude com Márcio durante os tempos de universidade, que para ele, já revelava o pensamento de mudanças para o Maranhão. “A gente já percebia que o Márcio queria extrapolar. Como? Fazendo pelo próximo. Coisas que ele já praticava nos movimentos da juventude socialista.” Comentou Celso Henrique a respeito das atitudes do secretário.

Secretário de Infraestrutura do estado, Clayton Noleto, disse que “esta homenagem a Márcio Honaiser está carregada de significado, de símbolos e de propósitos porque não se trata de uma homenagem em si mesma. Para ele, a sinfonia de elogios levados ao secretário, além de seu relacionamento construído na trajetória de seu trabalho no governo”. “Falar de Márcio não é fácil, porque ele tem características muito difíceis de se encontrar num ser humano. Márcio já poderia ser extraordinário, por ser um grande amigo, por ser um grande esposo e pai de família, por ser um grande filho, por ser um líder da comunidade, um empreendedor, por ser uma pessoa presente na vida religiosa da comunidade, porque ele não pensa só nele e na própria família, além disso estendeu a compreensão dele de família. Com tudo isso, ele compartilha com a sociedade esta oportunidade que ele teve e que conquistou”.

Mesmo estando representados pelos vice-prefeito e secretário, respectivamente, o prefeito de Balsas, dr. Érik Augusto e o governador Flávio Dino enviaram vídeos gravados na mesma tarde, em São Luis, onde derramaram baldes de saudações e elogios ao secretário premiado.

O anfitrião da premiação da ACIB, presidente Roberto Portela, afirma levar em consideração o prêmio Excelência em Gestão “porque é um prêmio que a ACIB projeta naquele que trás desenvolvimento para o município. Márcio é nosso homenageado, porque demonstra a total confiança e desenvoltura na secretaria, quando todos podemos perceber que muitas empresas estão chegando na região e em especial, em Balsas. Após a posse e iniciação da gestão do dr. Érik, percebemos muitas mudanças e essa transformação é que ocasiona a aproximação de empresas, que inclusive são convidadas pela ACIB para conhecer e se instalar no município, como as Lojas Americanas, o Sicoob etc”. Roberto Protela também revelou que muitas empresas estão sondando o mercado balsense para possível instalação, como o Atacadão (Carrefour), Havan, Casas Bahia e Magazine Luíza.

O secretário Márcio disse aceitou o título de excelência sabendo que o prêmio não é somente seu “sozinho não construímos nada, portanto ele é de todos nós e de meus familiares, que muito fizeram e fazem para que eu esteja aqui, hoje.”

Márcio falou de sua vida. Dos desafios que tem que enfrentar, como ficar distante de sua família, das empresas que sempre cuidou e dos amigos, porém “tenho que aceitar e enfrentar esses desafios”. Para ele, esta noite é de comemorar, por isso estava ali para agradecer pela premiação. Márcio, que sempre manteve à mente o conceito socialista, afirmou que tudo que o Maranhão está conseguindo e em especial Balsas, não é por ele só, mas pelo conjunto de pessoas que trabalham em prol do estado. Para ele, esta parceria começa de dentro de casa, pela educação que obteve de seus pais, sempre em consonância com seus irmãos. De dentro de sua própria casa, com a esposa e agora, dentro dos grupos empresariais e das secretarias que lhe apoiam. “Ou seja, se a gente consegue algum sucesso, algum objetivo em gestão, é porque se lida com várias pessoas. Um sozinho não faz gestão, não traz resultados e não faz nada. A gente vive na sociedade, num contexto geral. Portanto, este prêmio é nosso. a todas as pessoas que me ajudaram a construir este momento. Aceitei porque disse que seria representante de um grupo maior”. Márcio agradeceu pela premiação e falou que só não nasceu em Balsas, mas cresceu e se criou aqui, portanto sente puro balsense, mesmo porque estudou em colégios dos padres (Pio X – Marista) e disse que hoje se sente na obrigação de morar na capital, pelas circunstâncias do trabalho, mas “gostaria muito de estar aqui, com a família, esposa e amigos. E é por tudo isso que aposto no melhor para Balsas”

Ao final, o presidente da ACIB, ao fazer a entrega do prêmio, disse acreditar que “nunca antes, Balsas se sentiu tão respeitada fora do estado. Isso é reflexo do desenvolvimento com responsabilidade”.

Ladeado por sua família, Márcio lamento a ausência da esposa Geisa, que ficou em casa com seu bebê recém-nascido.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA