Aconteceu nesta sexta-feira, 13/09, em Balsas/MA, a primeira sessão itinerante da Alema – Assembleia Legislativa do Maranhão, no auditório da Unibalsas – Faculdade de Balsas e conta com a presença do presidente Othelino Neto, vários deputados estaduais e no plenário prefeitos e vereadores de muitos municípios circunvizinhos.

Assembleia em Ação iniciou em Balsas e de acordo com o presidente Othelino Neto (PCdoB), o programa pretende levar o Legislativo estadual ao interior do Maranhão, uma vez que, em muitos municípios, as pessoas ainda têm pouco conhecimento sobre aquilo que é produzido na Assembleia Legislativa. Os temas abordados nesta sexta-feira foram Processo Legislativa, palestrante Bráulio Martins, que é Diretor Geral da Mesa Diretora da Assembleia; Eleições 2020 – As Mudanças na Legislação Eleitoral, palestrante Antino Noleto, que Diretor de Administração da Assembleia e Reforma da Previdência, palestrante Márcio Rocha, Auditor do TCE – Tribunal de Contas do Estado.

Ao receber os parlamentares da Alema e autoridades locais e regionais para esta primeira Assembleia em Ação, o prefeito de Balsas Dr. Erik Augusto mencionou a tão importante reunião de políticos e pretendentes, “que buscam informações e atualizações que beneficiarão seu futuro enquanto políticos”. Dr. afirmou, ainda, que “coisas boas virão para nossa região depois desta sessão itinerante, aqui na nossa cidade”.

O deputado Márcio Honaiser disse ter ficado muito feliz em receber os demais colegas em sua própria casa (Unibalsas) e em Balsas, que há tempos sonhava com esta possibilidade. “Fico muito satisfeito em poder contribuir com este momento. Este é o primeiro momento da Assembleia itinerante e inicia em nossa cidade. Isso mostra o prestígio que a região sul e Balsas tem”.

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Balsas, Moisés Coelho, “não poderíamos ter momentos mais oportunos para realizar essa discussão por questão haja vista que estamos aí a um ano do processo eleitoral de 2020. E são muitas as incertezas referentes a alteração da lei eleitoral que vão ser discutidos aqui, como também nossa nossa Constituição, os Regimentos Internos, as Leis Orgânicas, a Reforma da Previdência, que são temas importantíssimos para todos nós”. Sinalizou o presidente.

O prefeito de São Raimundo das Mangabeiras, Rodrigo Coelho, mostrou-se otimista com a passagem da Alema por Balsas, dizendo que “com isso demonstram apreço pela região sul e vontade de fazer algo por esse povo, mostrando que com isso ele (Othellino Neto) vai sentir a necessidade da região, de cada cidade e assim os deputados poderão aprovar projetos para fazer políticas públicas voltadas para essa necessidade, para esses problemas regionais”.

O deputado Rildo Amaral (Solidariedade), Imperatriz, que defende a criação do Maranhão do Sul, ressaltou sua aproximação com a população “em apenas dois dias que eu estive aqui. Eu já descobri que tem várias demandas, principalmente na área da saúde”. Rildo disse que “precisamos aqui de uma clínica de nefrologia e um neurocirurgião, inclusive me prontifiquei em ajudar para que a clínica de nefrologia comece a funcionar. É um tormento para Balsas e toda essa região. A escola militar, da Polícia Militar, também já vou destinar emenda para cá. Só em estar aqui já tem várias demandas e essas demandas nós vamos procurar resolver, assim como a falta de UTI. Filhos de Balsas e dessa região não podem morrer por falta de UTI e também solicitarei aos deputados federais que consigam ajudar através das suas emendas, o município e a região”.

Aleandro Passarinho, prefeito de Fortaleza dos Nogueiras, não poupou elogios ao presidente Othelino Neto e reforçou a vinda da Assembleia a Balsas afirmando que “é a atitude de aceleração do Maranhão, e fazer essas reuniões regionais para ouvir as sugestões, porque nada mais justo do que a gente formular essa posição do Maranhão, porque as coisas mudaram como, está mudando todo mundo e vai continuar a mudar e ouvir o interiorano é importante, porque na realidade a capital não é bem a realidade do interior. Então, eu quero parabenizar a Assembleia por essa atitude e acredito que essas mudanças que vão ser inseridas na nova Constituição vão trazer muito proveito para os maranhenses e principalmente para as cidades”.

Presidente da Câmara de Vereadores de São Raimundo das Mangabeiras, Irmão Leonardo disse que Assembleia em Ação “representa na oportunidade em potencial para nós que estamos enfrentado problemas especiais esse momento justamente a questão da água, das queimadas e nós estamos aqui, vereadores e o prefeito de Rodrigo Coelho e aproveitando esse momento para encontrar com aqueles que foram votadas no nosso município, como o deputado Márcio Honaiser e Adelmo Soares entre outros, para a gente fazer de forma pessoal essas reclamações, trazer nossos problemas e esperamos e aguardamos a parte deles, que possam nos dar atenção, que possam nos apresentar uma saída, para que a CAEMA possa fazer os investimentos que estão previstos – o governo do estado garantiu, na ordem de R$ 5 milhões e essa é nossa expectativa, que esses recursos sejam liberados e que a CAEMA inicie obra, para que o nosso povo pelo menos deixe de sofrer com a falta de água. Mangabeiras é uma cidade rica, que tem muita terra, muita água e infelizmente a água não consegue chegar na torneira, na casa do cidadão, que tanto precisa, porque a água é vida, sem ela não dá para sobreviver. Essa, talvez seja nossa maior preocupação nesse momento em que Assembleia se aproxima do povo vindo para a região sul e nessa oportunidade aqui na cidade de Balsas”.

DEIXE UMA RESPOSTA