A cidade de Carolina, no sul do Maranhão e próxima à divisa com o Tocantins, é o ponto de partida para a aventura em meio a cenários surpreendentes. A partir da cidadezinha bucólica se chega a cachoeiras e formações rochosas que parecem feitas a mão.

Assim é o Parque Nacional da Chapada das Mesas, um misto de sertão, bosques de buritizais, quedas d´água, cânions, cerrado… explorados através de estradas de terra e carros 4×4, um lugar perfeito para quem gosta de caminhadas, rafting, rapel e outras atividades radicais.

cachoeiras

Para conhecer os recantos da reserva criada em 2005, é preciso contratar os serviços das agências de turismo – quase tudo fica longe e tem acesso precário – que oferecem carro e guia rumo aos muitos poços e cachoeiras. No caminho, as atrações são as formações rochosas esculpidas pelo vento e pela chuva e que, sim, lembram mesas de vários tamanhos e formatos.

Um dos cartões-postais da região é o Santuário da Pedra Caída, um “complexo” com três quedas d’água, sendo que a principal despenca de uma altura de 46 metros. A emoção fica por conta da caminhada por dentro de um cânion de 300 metros, para apreciar e mergulhar no poço que se forma lá embaixo. O acesso inclui ainda caminhada pelo rio e por rampas de madeira suspensas. Ah, e é possível fazer rapel e tirolesa por ali!

A beleza – porém, com menos adrenalina – está garantida também no Poço Azul e no Encanto Azul, dois poços com águas cristalinas; e nas cachoeiras Santa Bárbara (76 metros de queda), São Romão (22 metros de altura e 33 metros de largura), Prata (26 metros)… E para quem faz questão de apreciar tudo de cima, a dica é subir o Morro do Chapéu, a 378 metros de altitude. Mas preparação é fundamental: o trekking é feito em rocha arenítica, o que exige habilidade e experiência.

Para curtir o pôr do sol, siga para o Portal da Chapada, uma atração de acesso bem fácil, ao lado da estrada de asfalto. Uma trilha leva ao alto do morro, onde há uma abertura na rocha, de frente para o Morro do Chapéu. O cenário é perfeito para apreciar o visual e fazer belas fotos.

DEIXE UMA RESPOSTA