Dinamizar o setor de turismo tem sido uma contribuição significativa
do Sebrae no Polo Turístico Chapada das Mesas, por meio da sua regional em Balsas. Neste semestre, por exemplo, a instituição, em parceria com a Instância de Governança do polo, já elaborou um calendário de ações que finaliza em novembro com o famtour de agentes e operadores de turismo dos estados do Piauí, Tocantins e Pará, principais emissores de turistas para a região maranhense.

Para conversar sobre o calendário de ações, o Sebrae realizou,
recentemente, uma reunião técnica em Carolina com a participação de seus analistas técnicos da área de turismo, poder público e
empresários do polo Chapada das Mesas. O encontro foi coordenado pelo gerente de turismo, Cultura e Eventos do Sebrae estadual, Luiz Walter Muniz, acompanhado por Sandra Barcelos, gestora do projeto Roteiro Turístico Integrado Chapada das Mesas.

“O objetivo foi justamente manter a proximidade com a Instância de
Governança e alinhar com os membros a nossa proposta de ações para este segundo semestre no que se refere a fortalecer ainda mais a atividade turística na Chapada das Mesas. A orientação do nosso
Conselho Deliberativo Estadual e Diretoria Executiva é justamente
reforçar a nossa ação neste polo, ajudando a estruturar e promover o turismo nos municípios que o formam”, destacou o gerente de Turismo, Cultura e Eventos do Sebrae estadual, Luiz Walter Muniz.

De acordo com as informações de Muniz, antes do famtour irão ocorrer três eventos promocionais nas capitais Teresina, Palmas e Belém para apresentar o Polo Chapada das Mesas aos agentes e operadores de viagens dessas localidades que estão em conformidade com a nossa proposta de venda do destino. Nesses eventos, cada um dos 10 municípios que formam o polo turístico maranhense vai ter espaço para divulgar suas belezas e potencialidades. O famtour será realizado com esses mesmos agentes e operadores de viagem.

“Outras propostas para este semestre são ações de mercado para
promover o destino na Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz
(Fecoimp) e na ABAV 2018, que serão realizadas agora em setembro”, sinaliza o gerente Luiz Walter Muniz que coordena os projetos de turismo em todo o Maranhão.

PARCERIA INCONTESTÁVEL

O presidente da Instância de Governança Fórum do Polo Turístico
Chapada das Mesas, Lucrécio Oliveira, ressalta que o apoio do Sebrae sempre foi fundamental para o destino. “Com a sua expertise em gestão e empreendedorismo, o Sebrae é um grande parceiro do turismo do Maranhão, capacitando o trade e elaborando ações importantes de promoção dos nossos destinos, como a Chapada das Mesas”, ressaltou ele.

A Instância de Governança Fórum do Polo Turístico Chapada das Mesas reúne 10 municípios da região, que discutem e decidem juntos as estratégias e ações referentes ao desenvolvimento do turismo no
destino. São eles: Itinga, Imperatriz, Montes Altos, Estreito, Carolina, Riachão, Balsas, Tasso Fragoso, Formosa da Serra Negra e
Fortaleza dos Nogueiras.

 

Por Ângela Barros/Sebrae

DEIXE UMA RESPOSTA