Prefeito Joab Santos, primeira dama Edinê Brandão e vice-prefeito Pablo José de Oliveira, cortam bolo de aniversário de Riachão.

Uma vasta programação na comemoração do 183º aniversário de emancipação do município de Riachão/MA (tradicional corrida de jegues e o mais enfeitado, corrida de bicicletas, final do campeonato de futebol e vários sorteios) levou a população para a Praça da Matriz, que acompanhou todo a movimentação organizada por toda equipe do prefeito Joab Santos.

No início da manhã deste domingo, 29/04, a missa, celebrada pelo pe. Glaubete Borges, contou com a presença do sr. prefeito Joab Santos (PRB), deputado federal Deoclides Macedo (PDT), deputada estadual Valéria Macedo (PDT) e esposo dr. Marco Aurélio, vereadores, e o Clube de Mães N. S. de Nazaré, liderado por dona Socorro Coelho. Para acompanhar os cânticos de orações Magno Ribeiro, da Banda Vira e Mexe, usou seu brilhante vocal. Depois da missa, durante a abertura dos eventos, houve a passagem rápida do deputado estadual Rigo Teles (PFL) para congratular os riachãoenses pelo aniversário.

Durante a abertura das atividades comemorativas, em um palco na Praça da Matriz, que teve cerimonial alusivo tocado pela banda da Base Militar do Exercito 50 Bis, de Imperatriz/MA.

O prefeito Joab Santos falou à reportagem da Folha do Cerrado de sua satisfação de ser “o prefeito escolhido pelo povo, isso é que me dá forças para continuar na vida política.”.

Bastante suado por acompanhar as manifestações, disse que “ser político hoje não é fácil e a responsabilidade de gerir o município é difícil, mas a gente, graças a Deus, com apoio do povo, que nos escolheu, mesmo não sendo político, para ser o prefeito deste município e continuam com esse calor humano, só nos dão mais forças para continuar de cabeça erguida”.

Família de Zé Raimundo agradece ao prefeito pela homenagem e posam ao lado da foto do pai.

A inauguração da Escola Municipal de Música ‘Zé Raimundo’ é um dos grandes feitos para a população mais carente. Em um prédio montado com vários instrumentos novos, recebeu o nome de “Zé Raimundo” em referência ao músico riachãoense José Raimundo Alves Lopes (em memória), pai de 08 filhos, os quais juntamente com a mãe, dona Maria José, estiveram presentes a esta grande homenagem. Osvaldina Nunes Lopes, filha de Zé Raimundo, agradeceu ao prefeito lendo uma a biografia do pai, que depois, ao lado dos irmãos e da mãe puderam conhecer o interior da escola. Para ela, “esta foi uma homenagem mais que merecida, pois meu pai tinha grande paixão pela música. Pioneira na cidade, então nós estamos muito felizes. à população nós só temos que agradecer.”.

Dep. Valéria Macedo, acima o esposo Marco Aurélio, seu Antônio (Dente de Ouro), Dep. Federal Deoclides Macedo, Pe. Gualberte.

O deputado Deoclides Macedo refirmou compromissos com o prefeito Joab Santos de trazer a Universidade Federal do Sul do Maranhão para o município: “nós já apresentamos projeto na Câmara Federal da criação da Universidade Federal do sul do Maranhão. A maioria dos Estados do nordeste tem mais de uma universidade federal e nós temos apenas campus que não têm autonomia e que por isso mesmo deixam de prestar o serviço como deveriam prestar. A nossa região, principalmente as regiões mais distantes, como é o caso da nossa região sul. Essa é a realidade dos campus da Universidade Federal em Imperatriz, em Grajaú e em Balsas. A nossa proposta é de desmembramento, assim como aconteceu agora no estado do Piauí e no estado de Pernambuco, onde foram criadas novas universidades federais desmembrando das universidades existentes. Essa é a nossa proposta, que a gente cria Universidade Federal do sul do Maranhão desmembrando da Universidade Federal do Maranhão, com isso trazendo autonomia, trazendo um corpo próprio de inocentes. Trazendo novos cursos. Cursos inclusive de ponta, que nós não temos ainda na região, como é o caso do curso de Medicina e outros cursos. Enfim, fazendo com que a universidade, como em todos os estados sejam também no sul do Maranhão impulsionador da economia e do desenvolvimento regional, integrando a nossa região às mais diversas regiões do país também pela educação, pela pesquisa e pela extensão através da UFMA-SUL.”.

A deputada estadual Valéria Macedo, acompanhada do irmão deputado federal e do marido Marco Aurélio, falou à reportagem que foi ao Riachão “comemorar os 183 anos de emancipação política do município e o que do nosso coração. Venho desde novinha e conquistei muitos amigos aqui e também tem algumas coisas boas que nós trouxemos, como deputada, para Riachão, através de nossas proposições mas também emendas parlamentares que já estão direcionados para o município.”.

Patrulha para as comunidades entregues pelo prefeito Joab Santos.

Valéria Macedo comentou sobre os benefícios que tem buscado para as comunidades de Riachão, como a “entrega de patrulhar e aradeira ao povoado Sucupira, uma região com mais de cem famílias, que vai ajudar na produção de alimentos para todos os assentados, e ajudar a vender toda essa produção agrícola para a merenda escolar, fomentando a economia e ajudando na renda familiar.”.

Mais tarde, durante a abertura das festividades, Valéria Macedo falou sobre seu apoio à cultura e à abertura de poços artesianos, que já conversamos com o prefeito Joab para levar às comunidades. A deputada disse ainda, que é uma grande defensora, na Assembleia, do município de Riachão, por gostar muito da cidade e sempre é bem recebida.

O deputado Rigo Teles também falou à Folha do Cerrado que esteve presente “às festas comemorativas de 183 anos do município de Riachão a convite do prefeito Joab Santos e do vice-prefeito Fábio Oliveira, do Marcelo Rocha que também que me convidou para vir aqui e a população, que já fui votado aqui em Riachão com 200 votos que contribuíram bastante para a minha primeira eleição. Então, a gente tem um compromisso com a cidade e agora, nesse momento também bonito, aproveitei e destinei uma emeda parlamentar, porque vejo que aqui é uma cidade que envolve muito o esporte. A seleção daqui de de Riachão é uma das grandes seleções do sul do Maranhão e destinei agora R$ 100 mil de emendas parlamentares para o prefeito dar uma melhorada no estádio municipal e me comprometi a cada ano também destinar mais na emenda para que ele possa realizar as melhorias e que o povo possa ver um estádio à altura da população”.

Emancipação

Em 19 de abril de 1833 um ato oficial do governo imperial, conferia a categoria de vila e estabelecia a freguesia de Nossa Senhora de Nazaré de Riachão, naquele ato constava a doação de uma área de terras com a configuração descrita em raio de meia légua partindo do local em que assenta atualmente a Igreja Matriz. Esse ato foi extraviado e em 29 de abril de 1835 o governo da província confirmava com a Lei nº 7 de 29 de abril de 1835, ao povoado de Riachão a condição de vila . Data esta que é comemorado o aniversário da cidade.

No dia anterior, sábado, 28/04, o prefeito havia inaugurado o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.

 

VEJA MATÉRIA COMPLETA NO JORNAL IMPRESSO FOLHA DO CERRADO.

 

CONFIRA MAIS FOTOS.

 

Clube de Mães N. S. de Nazaré
Banda 50 Bis – Base Militar de Imperatriz
Corrida de bicicletas
Corrida de jegue, já tradicional em Riachão.

 

DEIXE UMA RESPOSTA