Última edição da Olimpíada do Conhecimento foi realizada em Minas Gerais

Alunos do SENAI-MA disputam nas áreas de moda, panificação, operação de microcomputadores e criação de projetos inovadores. Alunos do SESI Imperatriz também competem na robótica. A delegação embarcou nesta segunda-feira, 07/11.

Aluno João Leite representará o Maranhão na ocupação padeiro
Aluno João Leite representará o Maranhão na ocupação padeiro

A Olimpíada do Conhecimento foi redesenhada e ganhou desafios inéditos. Cerca de 1.200 jovens competem em sete áreas tecnológicas, com provas por equipe, avaliações individuais e criação de projetos inovadores. Entre eles, 21 maranhenses, alunos e instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) e do Serviço Social da Indústria (SESI-MA), que foram selecionados e classificados para participar das competições que ocorrem na Olimpíada, com data marcada para acontecer de 10 a 13 de novembro de 2016, em Brasília, Distrito Federal. A delegação embarcou nesta segunda-feira, 7.

Eles serão desafiados a apresentar soluções e produtos para empresas e para a comunidade, além de participar de provas individuais que exigem precisão e raciocínio rápido. Todos os desafios valem pontos para as unidades da federação representadas na competição.

Alunos do SESI Imperatriz participam do Festival de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL)
Alunos do SESI Imperatriz participam do Festival de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL)

COMPETIÇÕES – Durante a Olimpíada do Conhecimento, serão realizadas avaliações práticas com estudantes para avaliar a qualidade da educação em cinco cursos técnicos e três de qualificação ofertados pelo SENAI, que são: técnico em segurança do trabalho, técnico em edificações, técnico em mecânica, técnico em logística, técnico em eletrotécnica, padeiro, costureiro e operador de computador. O Maranhão participa em três das cinco ocupações: padeiro, costureiro e operador de computador, todos na categoria Pessoa com Deficiência, com os estudantes de São Luís João Antônio Sousa Leite, Udina Nélia Silva da Costa e Igor Pontes Medeiros. Eles competem com estudantes do SENAI de outros estados do país.

Desafio na área de moda é uma das novidades da Olimpíada 2016
Desafio na área de moda é uma das novidades da Olimpíada 2016

Outra prova que terá maranhenses é o Desafio do Conhecimento, na área de Roupa Multifuncional, cuja avaliação será por equipe. A competição exige habilidade e criatividade, características que têm tudo a ver com o mercado de trabalho moderno. No desafio, os jovens estudantes maranhenses Iara Maria Silva Sousa, José Willame Leite de Sousa Filho, Jean Sandes do Nascimento, Dayvison Leonard Cutrim Melo e Aldebaran de Assunção Lopes precisam criar roupas customizadas para família, desenvolver roupas para animais de estimação e confeccionar peças de estilo masculino e feminino multifuncionais, contemplando conceitos como mobilidade urbana, interatividade, economia criativa e sustentabilidade.

Biscoito recheado com açaí foi desenvolvido por instrutores e alunos do SENAI-MA
Biscoito recheado com açaí foi desenvolvido por instrutores e alunos do SENAI-MA

A mostra Inova SENAI terá no páreo dois projetos maranhenses desenvolvidos por instrutores do SENAI-MA em conjunto com alunos. Um deles é o Biscoito com Recheio de Açaí Integral Light, com alto valor nutricional e recheio inédito no mercado. Ele foi desenvolvido no Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI do Distrito Industrial (SENAI – CEPT DI), em São Luís, pelos instrutores José Leodoro Júnior e Marilane Souza, em conjunto com as jovens, Francisca das Chagas e Danerly Sales, estudantes da área de alimentos da entidade. O outro projeto maranhense na mostra é o Painel Articulado para Revestimento Cerâmico, elaborado pelo instrutor do SENAI – CEPT DI, Jefferson Protázio, e pelas alunas Warllife Santos e Raiane Luna, do curso Técnico de Edificações, desenvolvido para treinamentos na área da construção civil.

Última edição da Olimpíada do Conhecimento foi realizada em Minas Gerais
Última edição da Olimpíada do Conhecimento foi realizada em Minas Gerais

“O SENAI-MA é uma instituição inovadora e trabalha incansavelmente pela busca da melhoria contínua da qualidade da educação profissional. Para tanto, promove ações desafiadoras com foco no desenvolvimento das capacidades técnicas e de gestão, incentivando a criatividade e o empreendedorismo dos alunos e docentes. Acredito que, assim com obtivemos excelentes resultados nas seletivas da WorldSkills, teremos as condições necessárias para alcançarmos êxitos na próxima etapa da Olimpíada do Conhecimento”, afirmou o diretor regional do SENAI, Marco Antonio Moura da Silva.

ROBÓTICA – Além do SENAI, o SESI-MA também marcará presença na Olimpíada no Festival de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL) com uma equipe de alunos da escola do SESI de Imperatriz, mesmo grupo que venceu a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica, em São Luís, e representou o Maranhão na etapa nacional, em Recife. A entidade também levará alunos de uma escola da rede pública estadual para conhecer a robótica na Olimpíada do Conhecimento. Atendendo a um convite do SESI, a escola Bem Ony Gomes, localizada no município de Arame (MA), será representada por sete alunos, que irão acompanhados por um professor.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Eventos/FIEMA

DEIXE UMA RESPOSTA