Dia 05 de dezembro, o CTG – Centro de Tradição Gaúcha, de Balsas, ficou estrelado pelos atores da Saúde do município, que além da confraternização de fim de ano, também teve homenagens nunca agraciadas àqueles que tanto prezam, não só seus trabalhos perante a sociedade, mas se dedicam humanamente às causas do bem estar da população.

Na composição da mesa principal estavam o prefeito e médico de Balsas dr. Érik Augusto Silva, o secretário da Saúde e médico dr. Luis Flávio, o deputado federal Júnior Marreca (PEN), o diretor do hospital regional Eliabe Aguiar, o mantenedor da Apae/Balsas sr. Francisco Honaiser, o vereador Alan da Marissol (o legislador mais empenhado na saúde da população, segundo as palavras do prefeito), representante do Conselho Nacional de Saúde Maria Zélia Soares Lins, representante da Secretaria de Saúde do Estado Patrícia Vera, Kátia Araújo e Frederico do Conselho Municipal de Saúde.

Foto: Grasiela Bock Polo

Regada de um banquete servido pela empresa de buffet Degust e bebidas ofertadas pela Distribuidora Skin ao som da Banda Vira & Mexe, a festa foi conduzida de muitos encontros entre antigos e novos profissionais e reconhecimentos, e com certificados pelas ações e esforços que cada um dedica no seu dia a dia. Entre os homenageados, o agente Moisés Ortegal, com mais de 15 anos na Saúde, disse que o reconhecimento “sempre vem em boa hora. Nunca é tarde para ser visto com bons olhos pela direção ou pelos gestores, pois somos profissionais que nos dedicamos muito para gerir saúde de qualidade para a população.“. Com certificado nas mãos, Moisés concluiu, mostrando a satisfação pela gestão atual. “Esta é uma gestão que precisávamos há muito tempo. Que dá oportunidades de você trabalhar com orgulho. Nos ampara em todos os momentos, como profissionais da Saúde”.

O deputado federal Júnior Marreca, também presente à mesa, parabenizou a todos os profissionais da Saúde e ao prefeito, “pelo brilhante trabalho no seu primeiro ano de mandato, com importantes resultados que a população já sabe e que a gente conhece e percebe no semblante das pessoas o quanto essa cidade melhorou nesse ano.”. Para o deputado, “o prefeito Érik tem conduzido o município com muita responsabilidade, muito cuidado, com muito zelo e isso é importante. Nós precisamos de políticos desse naipe, dessa dimensão. Prefeito que tem coragem. Prefeito ousado. Eu gosto da ousadia. Parabenizo dr. Érik, pela vontade de acertar. Ele vai buscar recursos. Ele se vira, ele vai ao governo do estado e os resultados estão aparecendo no município de Balsas, então isso contagia qualquer um que ajudou ele, especificamente a mim que entreguei hoje aqui o município R$ 2.300.000,00 de emendas em asfalto e vai asfaltar 100% o Bairro de Nazaré e os outros bairros do município de vocês, contemplados com esse asfalto. Isso é fruto do que o Érik contagia a gente. Eu aqui, tenho um compromisso, tirei 900 votos em Balsas, mas eu estou fazendo meu papel, trazendo benefícios para a cidade de Balsas. Neste momento eu quero desejar um Feliz Natal a todos da Saúde!”. Enfatizou o deputado Júnior Marreca.

Ao lado da representante do Conselho Nacional de Saúde Maria Zélia Soares Lins e da representante da Secretaria de Saúde do Estado Patrícia Vera, o prefeito dr. Érik Silva agradeceu a cada um, “pelo empenho de suas funções, como o vereador Alan da Marissol, que está sempre diante dos hospitais e postos de saúde acompanhando alguém necessitado”. O prefeito também disse que “se tem uma área que eu não poderia errar, na minha administração, é da Saúde, por isso que a gente montou uma equipe preparada e a par de todos os problemas, para saná-los”. Dr. Érik lembrou e agradeceu ao governador Flávio Dino “que muito me ajudou com a conclusão do hospital regional, que está nos favorecendo muito, como era esperado. Finalmente temos a nossa UTI tão sonhada”. Ao deputado Júnior Marreca, disse o prefeito “que vem contribuindo bastante com suas emendas para o asfaltamento da cidade, trazendo recursos. Mesmo não sendo na área da saúde, porém é de grande importância porque é um dinheiro que já não vou gastar nesta área e posso aplicar para a Saúde.” . Dr. Érik concluiu afirmando que está havendo uma mudança na cidade e na Saúde, “mas toda mudança é estranha e mais estranha vai ficar ao passar dos dias, porque muitas mudanças vão acontecer, as melhoras virão. Vocês podem ter certeza disso.”. Mas
ao finalizar Érik Silva abriu parênteses e agradeceu também ao deputado Weverton Rocha, “que destinou verba para a área da Saúde. O deputado Kleber Verde e o deputado André Fufuca, que doaram emendas que ajudaram muito na planificação, pois com estas emendas aliviou o nosso gasto com a Saúde e podemos investir na planificação. Ao secretário Márcio Honaiser, que mesmo não tendo nada a ver com a Saúde, contribui bastante, pois quando vou a São Luis é ele quem está lá para levar eu e o secretário Luis Flávio ao secretário estadual de Saúde Carlos Lula e ao governador, que tem sido muito parceiro em todas as áreas.”.

Maria Zélia Soares Lins do Conselho Nacional de Saúde falou que o melhoramento da secretaria no município se deve a 03 coisas: “da ousadia do secretário municipal dr. Luis Flávio, na decisão política de ele acreditar nesse projeto, como já havia dito o sr. Francisco Honaiser, da Unibalsas em suas palavras, que estão qualificando a atenção primária de Balsas e com isso, conseguindo organizar toda a rede de Saúde de vocês. Segundo isso não teria acontecido se não houvesse a credibilidade, o entusiasmo e o compromisso, tanto da equipe técnica do secretário quanto também dos facilitadores que fizeram essa planificação e por fim, se não houvesse a sensibilização e adesão de todos os profissionais de Saúde. Este projeto é ousado porque capacita, tanto o vigilante quanto o profissional de nível superior”. Maria Zélia concluiu dizendo que “isso se deve ao esforço e união de vocês”.

Patrícia Vera, que representou o secretário de Saúde do estado, sr. Carlos Lula, enfatizou que o secretário gostaria muito de estar aqui, neste momento, “porque Balsas é prioridade da sua gestão”. Patrícia iniciou falando da planificação, que de acordo com o CONASS – a Atenção Primária à Saúde (APS) tem sido uma grande preocupação dos gestores estaduais, uma vez que é de responsabilidade dos Estados fortalecer esse nível de atenção, assessorando os municípios na organização e na educação permanente de suas equipes, além de definir fontes de financiamento adequado, bem como monitorar e avaliar sua execução e os indicadores relacionados.

Patrícia lembrou que logo após as eleições, o prefeito dr. Érik e o secretário dr. Luis Flávio foram, em dezembro de 2016 conhecer o projeto de Planificação, quando o secretário ousou, dizendo em São Luis, “eu quero iniciar minha gestão pela Atenção Primária”. Para ela, “este projeto não estava em pauta para Balsas, mas o município bancou e fez uma cooperação técnica e todos os desafios foram vencidos pela gestão municipal e principalmente pelos facilitadores da planificação”.

Representando a Câmara de Vereadores, Alan da Marissol disse que “esta gestão melhorou em muito a Saúde de Balsas e tenho certeza que esta equipe de funcionários que labuta diuturnamente, se entregando nos atendimentos, são guerreiros, porque trabalham pela qualidade cada vez mais digna”.

Luis Flávio, secretário de Saúde do município, disse que “este ano é um ano muito especial na minha vida. Recebi uma missão muito gratificante, primeiramente por participar desta gestão do dr. Érik e levar a Saúde a um ponto em que a população deseja e que merece.”. Luis Flávio agradeceu também aos colegas funcionários e aos médicos “que acreditaram e me dão todo apoio necessário.”. Para ele, “hoje, aqui no CTG, lembro que para plantar a semente, se deve calcariar a terra, senão a semente não dará frutos. Antes de iniciar nossos trabalhos, veio a organização e a planificação, através da Atenção Básica, que foi nosso ponto forte, este ano. As pessoas chegava ano passado e viam o Balsas Urgente, aquela confusão toda, imaginavam que seria impossível de resolver e foi resolvido em tão pouco tempo. E muitas vezes não recebe o mérito aquele que realmente merece esse mérito, que é quem está lá no posto de saúde, na atenção básica, no Caps, que é um dos órgãos mais específicos e que não se vê nas notícias e que terá todo nosso apoio ou quem está atendendo todo dia. E são vocês que merecem e recebem nossos aplausos e nosso reconhecimento.”. O médico concluiu dizendo que “ano que vem quer estar no CTG com todos contabilizando resultados de melhoria em todas as áreas da Saúde. O legado que vai ficar desta gestão é o melhor e rápido atendimento, sem filas. Isso, depois da administração do dr. Érik jamais o povo deixará retroceder”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA