A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), e instituições parceiras que integram à Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi), lançam nesta quinta-feira, 06/06, às 16h00, a Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

A abertura do evento acontecerá em frente à sede da DPE/MA, em São Luís, com atrações culturais apresentadas por grupos formados por integrantes da terceira idade, em área de grande circulação que já vive clima de festejo junino com decoração alegre e colorida, atraindo muitos moradores e turistas para o local.

Com o tema “Pessoa Idosa: Eu Respeito!”, a Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa já faz parte do calendário anual de eventos da Defensoria. O evento faz alusão ao dia 15 de junho – Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

Segundo dados divulgados pelo Ciapvi, dos 1.968 atendimentos realizados entre janeiro e maio deste ano pela instituição, 659 casos dizem respeito à violência contra o idoso, nas suas mais diferentes formas. Dentro deste contexto, nas próximas duas semanas as instituições que militam em defesa dos direitos da população de idosos promoverão várias atividades, dentre palestras, capacitações, visitas, audiência pública, panfletagem e atrações culturais, chamando a atenção da sociedade para a importância dos cuidados com esse segmento, que já superou os 30 milhões em 2017, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad).

Além da capital, estão previstas atividades da campanha em cidades do interior, a exemplo de Paço do Lumiar, Imperatriz, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Codó, Coelho Neto, Itapecuru, Grajaú, Lago da Pedra, Pedreiras, Presidente Dutra, Santa Inês e Timon.

 

 

Por Socorro Boaes-DPE/MA

DEIXE UMA RESPOSTA