A IV Plenária Ordinária do Conselho Regional de Farmácia aconteceu nesta quarta-feira, 28/03, na Pousada Recanto doa Pássaros. O evento faz parte do calendário das comemorações do centenário de Balsas, no mês de março deste ano, que teve início no dia do aniversário, 22/03.

Com auditório lotado pelos farmacêuticos associados à AFASMA – Associação dos Farmacêuticos do Sul do Maranhão, o evento contou com a ilustre participação dos homenageados a receberem as comendas do Centenário de Balsas, como: dr. Walter da Silva Jorge João, presidente do Conselho Federal de Farmácia, além dos integrantes da Junta Diretiva do CRF/MA, dr. Amílson Álvares (TO); secretário-geral, dr. Carlos André Oeiras Sena (AP) e do tesoureiro, dr. Bráulio César de Sousa (PE). Também foram homenageados nesta ocasião os Conselheiros Regionais: Carlos Augusto Barboza Toledo, Eliabe Aguiar, Kallyne Bezerra, coordenadora do Projeto Farmácia Viva; Luiz Mário da Silva Silveira e Edson Abreu Belfort. Conselheiros Federais: Marcelo Rosa e Francisco Handson. Conselheiros Regionais, eleitos para o quadriênio 2019/22: Victor Hugo Melo e Surama Paraguaçu. A diretora administrativa do Instituto Acqua, instituição administradora do Hospital Regional de Balsas, Srª Paula Cristina de Assis, foi representada por sua assistente Vanda Campos. E a presença marcante do secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser.

As homenagens do centenário discorreram também aos farmacêuticos que representam as cidades vizinhas a Balsas, que receberam certificados de honra pelos serviços prestados em seus municípios. Foram eles: Alessandro Abreu Soares, secretário municipal de Saúde de Tasso Fragosos; Juliana de Paula Rego, secretária municipal de Saúde de Nova Colinas; Cláudio Vale de Arruda Júnior, secretário municipal de Saúde de Formosa da Serra Negra; Magda Fernanda Zottis, farmacêutica e vereadora; Justiniana Coelho dos Santos Lima, farmacêutica representante de Fortaleza dos Nogueiras; Enoque Correia Pinto Filho, farmacêutico representante de Mangabeiras; Josefa Costa Ribeiro, farmacêutica representante de Carolina; Anildo Costa Oliveira; Akylla de Miranda Barros Carvalho; Suzana Andreia Carneiro de Sousa e Kiara Martins Moraes de Araújo, farmacêuticos de Balsas.

O prefeito de Balsas, dr. Erik Augusto Silva, também recebeu a homenagem do Conselho Regional de Farmácia, em alusão ao centenário e ao valioso trabalho prestado à profissão farmacêutica. Dr. Erik disse à reportagem da Folha do Cerrado disse estar “muito feliz porque o Conselho Federal de Farmácia, um órgão muito importante a nível nacional e o Conselho Nacional de Farmácia do Maranhão escolheram a cidade de Balsas para fazer essa sessão plenária com todas as autoridades presentes como o dr. Walter presidente do CFF, na área da farmácia do Maranhão e o nível federal. Balsas, que completou 100 anos recentemente, sente-se orgulhosa por ter recebido essa Plenária do Conselho Federal e Regional de Farmácia.”.

Dr. Erik também disse que se sentiu “muito gratificante participar de um debate de uma área, de uma profissão tão importante. Me orgulho por ser neto de um farmacêutico, o dr. Gonzaga, que foi pioneiro na saúde de Balsas. Naquele tempo ele atendia às pessoas, fazia o remédio e entregava para a cura das pessoas. Eram outros tempos, mas pessoas importantes na área da farmácia tiveram trabalhos e serviços prestados de muita relevância para o desenvolvimento de Balsas.”.

O prefeito lembrou também outras pessoas que tiveram a iniciativa de construir farmácias no município “como o doutor Didácio Santos, que foi um grande farmacêutico, que se tornou um grande líder político e o que prestou muito à nossa cidade. A doutora Lilizinha que foi nossa secretária de Saúde e pioneira nas farmácias, em Balsas. A doutora Érina que atualmente ocupa o cargo na direção da Regional do Estado da Saúde, que vem prestando também grandes serviços na Regional de Balsas. Agradecer o Eliabe que é o diretor do Hospital Regional de Balsas e fez com que os Conselhos Federal e Regional de Farmácia trouxessem  esta plenária para Balsas.”. Concluiu.

Márcia Pesini, presidente da AFASMA, e quem entregou as comendas e certificados aos convidados, disse que “é muito gratificante participar desse momento, que é um momento histórico e ter acontecido essa plenária aqui em Balsas pois não podia deixar de passar né, no Centenário da nossa cidade. Isso mostrar que realmente a profissão farmacêutica tem o seu valor e o farmacêutico tá mostrando a importância dele na saúde.”. Márcia reforçou ainda, que o Conselho Regional de Farmácia de Balsas e da região sul do Maranhão “mostra que realmente temos um conselho que nos representa lá e isso faz a diferença e mostra toda a nossa força profissional”.

O secretário de Saúde de Balsas, dr. Luis Flávio, ressalta a importância do Plenário do Conselho Federal de Farmácia aqui “com a presença do presidente, uma pessoa máxima da classe dos farmacêuticos como o dr. Walter Jorge João, que faz um grande trabalho de resgatar o farmacêutico para dentro da clínica médica”. O secretário afirma seu contentamento pela plenária ao dizer que “hoje também foi assinado o pacto para a partir de maio a gente já estará cultivando os primeiros remédios da Farmácia Viva, onde o cultivo vai acontecer já no novo CAPS, os nossos pacientes do CAPS que vão cultivar as plantas que vão virar remédios mais baratos, que ajudar a população”. O novo local do CAPS (no bairro São José) já está sendo preparado para recebeu a entidade (funcionários e pacientes) onde também será sediado o projeto Farmácia Viva, “que serão cultivadas plantas como boldo, erva cidreira, capim limão, xanana, romã, ortiga branca, alface e manjericão, que aliviarão os problemas dos pacientes, além de ser uma forma de terapia, já que os mesmo quem irão cultivar seus próprios remédios.”. Conclui o secretário.

O farmacêutico, diretor do Hospital Regional e ex-secretário Regional de Saúde, Eliabe Aguiar, que foi o mentor de trazer para Balsas a IV Plenária, disse que “o evento, hoje, é na verdade é para presentear o nosso município pelo seu Centenário e os farmacêuticos não queriam ficar de fora deste momento desta festa, e como Conselheiro Regional nós fizemos um ofício solicitando que a Plenário do mês de março fosse feito no nosso município já que algumas autoridades que nos representam e que têm um serviço de excelência, não só para nossa categoria farmacêutica mas para as pessoas que necessitam dos serviços do SUS.”.

Perguntado por esta Redação sobre a questão da legalidade das farmácias no município, Eliabe Aguiar não titubeia e ressalta que “nós temos uma realidade um pouco avesso de todo o Brasil, porque nós temos 100% das farmácias em Balsas legais e regularizadas.”. Para ele, “Balsas tem farmácias históricas, com mais de 30/40 anos no município e dá exemplos como a drª Lilizinha que já recebeu prêmio de maior honraria do Conselho Regional de Farmácia do Maranhão que é a comenda do mérito farmacêutico nos 50 anos de Conselho e de fato, nós temos só a agradecer por sermos farmacêuticos e por ter essa lealdade com a nossa profissão, que hoje o município de Balsas representa muito bem, não só no estado do Maranhão mas em todo o país.”.

Kallyne Bezerra, coordenadora do Projeto Farmácia Viva e conselheira regional de farmácia fala sobre o projeto que será implantado em Balsas. Conforme diz Kallyne, “este é um projeto do governo do Maranhão que nós temos como exemplo do Ceará, que já existe na portaria 886 e temos a nossa portaria Estadual que é 564, de 24 de agosto de 2017, que o nosso governador e também o Secretário de Estado, Carlos Lula assinou nos dando mais empoderamento e Balsas já estava na lista dos 100 Farmácias Vivas, que a gente tem que fechar em 2018. Então, hoje no Centenário estamos comemorando o termo de adesão 100 Farmácia Viva, em Balsas.”.

Entre os homenageados, o secretário de Estado da Saúde, dr. Carlos Lula, que recebeu a comenda do Conselho Regional de Farmácia e assinou o termo de adesão à Farmácia Viva, juntamente com o prefeito, comenta sobre o projeto que chega em Balsas, neste centenário: “na verdade estamos tentando valorizar os profissionais assim como prefeito de Balsas. É um marco para a cidade nestes 100 anos e nossa intenção é que o projeto esteja nos 217 municípios do estado.”. Para o secretário, a Farmácia Viva “é justamente a junção da ciência com o senso comum. Temos a folha que era usada pelos nossos avós e que passava de geração a geração, o chá que a gente tomava como o picão preto, manjericão, boldo e a gente usa esse conhecimento das folhas medicinais que a gente tem comumente na nossa casa para tratar, para cuidar das pessoas e a Farmácia Viva é conhecida mundial, nacional e localmente, mas é realmente conhecido mundialmente, pela professora Terezinha Rego, ‘hoje como Kallyne, o Marcelo Rosa, todos foram seus alunos e colocam em prática o projeto como ação no estado para todos os municípios”.

O presidente do Conselho Federal de Farmácias, Walter Jorge João, aludiu as homenagens recebidas pelo Conselho Regional como uma “alegria da minha vida hoje é de estar pela primeira vez na cidade de Balsas e o poder participar das comemorações alusivas ao Centenário da cidade. Lugar que eu percebo ser uma cidade próspera, uma cidade que cresce. De tal maneira que estou muito feliz e mais feliz ainda é de ter sido homenageado no dia de hoje pelo Conselho Regional do estado do Maranhão.”. Para o presidente, “isso é como o reflexo da categoria farmacêutica, pelos avanços, pelas conquistas que a profissão farmacêutica tem alcançado nos últimos anos. Sem dúvida alguma, a profissão farmacêutica está vivendo um momento de grande transformação, alinhada com todas as conquistas que estão acontecendo. Isso aí vai desde as novas atribuições dadas ao profissional, como as atribuições clínicas, a questão da prescrição farmacêutica, a inserção dos procedimentos da tabela de procedimento do SUS – Sistema Único de Saúde, os procedimentos farmacêuticos e são inúmeras as conquistas.”. Walter Jorge disse ainda que “haverá um novo período, que será o período da consolidação de todas as conquistas e de todos os avanços. Avanços da profissão, mas também da sociedade, que será a mais beneficiada.”.

1 Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA