Realizado nos dias 23 a 25 de setembro, na cidade de Balsas, o IX Torneio de Tiro Esportivo do Cerrado Maranhense foi um sucesso em número de inscrições e participação. Foram 225 inscrições e quase 50 atiradores participantes. Paralelamente, ocorreram a 7ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Trap e o XII Torneio de Equipes de Tiro ao Prato da FMTE.

O tradicional torneio maranhense teve este ano a utilização do estande de tiro de bala, que, quase pronto, já serviu muito bem aos atiradores presentes. Ganhou 40 novos postos de tiro com cobertura e piso para os 25, 50 e 100 metros. Bem diferente dos 8 postos anteriores.
tiro3E como não bastasse, a diretoria do Clube Balsense de Tiro Desportivo – CBTD, também comprou, instalou e inaugurou a nova máquina de lançar pratos para a modalidade de Trap Double. Além disso, já preparou caminho para construir uma nova pedana (nome de estande destinado para o tiro ao prato) para aumentar ainda mais a capacidade do clube de fazer grandes eventos. Parabéns ao presidente do CBTD, Valmor Sacoman, e a toda a sua diretoria e associados. Sem o apoio dos associados do clube, nada seria realizado. A capacidade de realização de Valmor Sacoman é de “tirar o chapéu”, se dedicando diuturnamente para deixar prontas as novas áreas de tiro.

Do Tocantins, capitaneados pelo atirador, amigo e presidente da federação tocantinense de tiro, Max Athaíde, os atiradores Dalila Moraes, David Junior, Renato Carvalho e Vanderlei Araújo. Todos acompanhados de suas famílias.

Ainda de outras cidades do Maranhão, se deslocaram para Balsas, os atiradores José Afran Mendes (Paraibano), Francisco Farias (Imperatriz), Samuel Alves (Santa Inês), José Olavo Reis, José Augusto dos Reis e Wissam Maalouf (São Luís), além do árbitro da FMTE, Washington Duílo.

Durante o Torneio, aconteceu o registro de filiação à FMTE, de 04 novos associados, sendo 3 deles , na categoria Júnior, filhos de atiradores ativos e pertencentes ao Clube Balsense. Seus resultados já foram computados e lançados no sistema da Federação e no Campeonato Maranhense.

Já na sexta-feira, um grande número de participantes se faziam presentes no clube, participando das provas de “bala”, em um animado e produtivo dia de competições. Na noite o associado e vice-presidente do clube, Arlindo Pandolfo, ofereceu um jantar a todos os participantes, fazendo a jornada no CBTD se estender até às onze horas da noite.


tiro2No sábado, o tiro ao prato começou bem atrasado, pois muitos ajustes eram necessários na recém instalada máquina de Double, que chegara em Balsas um dia antes apenas. Além de atiradores de Balsas, Francisco Farias e Max Athaíde, se propuseram a ajudar na regulagem fina da máquina, na verdade das máquinas, pois no Trap Double, são duas máquinas que lançam simultaneamente dois pratos de cada vez. A prova consiste de duas séries de 50 pratos cada, sendo ao todo 100 pratos para quebrar. Os braços das máquinas são fixos, lançando sempre nas mesmas posições. O rodízio dos atiradores é que modificam as suas visadas para os tiros, que sempre são dois tiros de cada vez.

Com a ação da construção do estande novo, realizada pelo CBTD, a parte de bala do clube ficou fortalecida, dando o espaço adequado e confortável aos seus associados e participantes. Mas, o que mais impressionou, foi a quantidade de inscrições no Tiro ao Prato. Foram ao todo 51 inscrições, sendo 29 de Trap Top 100, 7 de Top 200 e 15 de Double, um recorde no número de inscrições no Tiro ao Prato. Um efeito direto dos investimentos realizados pelo CBTD em suas instalações.


tiro4O Jantar de Confraternização, tradicionalmente oferecido pelo CBTD aos participantes do Torneio na noite de sábado, foi mais uma vez um sucesso de participação. A grande maioria emendou direto entre o dia e a noite, se reunindo em animadas rodas de bate-papo, regadas a uma boa cerveja e tira gostos. A novidade deste ano foi a realização de um bingo em que os prêmios eram peças do enxoval que o presidente da FMTE ganhou na sua participação como árbitro nas Olimpíadas e Paralimpíadas. E todos os presentes marcaram seus cartões. Foi muito animado. As fotos do site da FMTE confirmam isso.

A Federação Maranhense de Tiro Esportivo – FMTE, agradece a todos os participantes do Torneio do Cerrado, por sua presença. Agradece também ao Imperial Palace Hotel, hotel parceiro da FMTE, que sempre apoiou franqueando a hospedagem da arbitragem do Torneio. Ao Sr. Israel Carvalho, proprietário do hotel, ficam nossos agradecimentos. Agradece também ao Sr. Washington Duílo, árbitro da FMTE, que a despeito de todos seus afazeres, conseguiu se fazer presente e auxiliar na condução das provas, e ao Sr. Clauber Muniz que não pode nos auxliar como árbitro devido a compromissos pessoais, mas teve uma participação importantíssima, ao se desdobrar em São Luís, para encontrar e despachar por ônibus a nossa premiação, uma vez que a transportadora havia nos deixado na mão com seu atraso.

Ano que vem, o Torneio do Cerrado fará seu jubileu de 10 anos e uma grande competição já está sendo planejada para comemorar à altura, esta data. A ideia é antecipar para o mês de junho e convidar todas as federações do Brasil para participarem da festa.

Mais uma vez “A Confraternização Através do Tiro” se fez presente nos estandes do Maranhão, proporcionando a todos os participantes além dos momentos de esporte e competição, momentos de diversão, alegria e companheirismo.

tiroEstatísticas do Torneio:

Número de Participantes :

42 participantes com 225 inscrições

Participantes na Categoria Sênior: 30 participantes com 167 inscrições
Participantes na Categoria Dama: 03 participantes com 03 inscrições
Participantes e inscrições na Categoria Máster: 04 participantes com 32 inscrições
Participantes na Categoria Júnior: 05 participantes com 23 inscrições

Número de inscrições por prova:

Pistola de Ar: 1 inscrição
CMA Ar: 9 inscrições
CMA 25m : 23 inscrições
CMA 50m: 8 inscrições
Duelo 20”: 41 inscrições
Benchrest: 17 inscrições
Silhuetas Metálicas .22 : 46 inscrições
Silhuetas Metálicas .22 luneta : 15 inscrições
Silhuetas Metálicas .38 : 7 inscrições
Silhuetas Metálicas Ar : 7 inscrições
Trap Top 100: 29 inscrições
Trap Top 200: 7 inscrições
Trap Double: 15 inscrições

Fonte: FMTE

DEIXE UMA RESPOSTA