O 1º Seminário de Desenvolvimento Urbano de Balsas/MA está acontecendo no plenário da Câmara Municipal de Vereadores nesta sexta-feira. Programado das 08h00 às 18h00, as discussões sobre o novo Plano Diretor (“Instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana”) levou muitas pessoas no período matutino a presenciarem as palestras e apresentações em slides de estudos de engenheiros, professores universitários e estudantes, com ideias que levem ao melhoramento da convivência e reorganização da área urbana de Balsas.

Nesta manhã, a abertura contou com a presença também do prefeito dr. Erik Augusto, do presidente da Câmara vereador Moisés Coelho, do presidente do CMDU – Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Luis Pedro Santos e do secretário de Infraestrutura engº Celso Henrique.

Após as aclamações e apresentações de diversas autoridades, as palestras foram encaminhando conforme os horários determinadas pelo organização. A professora da UFMA, Claudicéia Mendes, apresentou estudo comparativo, mostrando do que uma cidade legislada e administrada de conformidade com as leis federativas e de urbanização recomendam para que o cidadão que paga seus impostos possa ter o direito ao bem estar nas áreas de educação, saúde, transporte municipal etc.

Também foi destacada a questão do Lixão das águas e resíduos que são liberados das residências para a rua, afetando diretamente a saúde dos habitantes de Balsas e a natureza, através do rio e córregos. Outras apresentações foram feitas de acordo com o cronograma do seminário e deverá se estender por toda a tarde, no plenário da Câmara.

Ainda pelo final da manhã, comissões foram criadas para que, durante a tarde, a partir das 14h00, fosse dado início às discussões, com o intuito de alcançar o objetivo do 1º Seminário de Desenvolvimento Urbano.

Agora à tarde as Comissões Temáticas deverão apresentar as propostas e indicações do Seminário, que forem captadas tanto dentro dos grupos da comissões como dos que estavam no plenário e deram suas opiniões.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA