Difícil mesmo é não por a mão, apalpá-lo e sentir o mesmo sentimento que seu criador. Ao lado de tantas engrenagens de grande estilo e de marcas internacionais aparece o alaranjado genuinamente sul-maranhense, artesanal, off road 4X4, macio e de fácil manuseio, pronto para qualquer tipo de estrada.

Maurício Pereira de França ou Cabeça de Bruto, apelido que ganhou por ter porte físico avantajado, é funcionário público concursado, inquieto, durante o tempo entre o sonho de criar um automóvel peculiar e os cálculos matemáticos, físicos e técnicas de engenharia, ao lado de seu filho Petrus, de 09 aninhos. Maurício afirmou não ter certeza de qual seria o resultado final, mas ao ver o carro ganhando forma, “eu ia tendo certeza que estava surgindo um grande e admirável projeto, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas”.

Materiais caros como o motor, câmbio e a busca por sucatas foram transformando o galpão no Rancho do Paizão, às margens do Riacho Marcelino, local onde o embrião sairia já conhecendo o terreno apropriado na chapada de pedras, areia e montanhas próximas aos Morros do Elefante, do Garrafão e os sítios de inscrições arqueológicos descobertos na região. Tasso Fragoso fica mais de 1.000 km da capital, São Luis/MA e faz parte do Polo Turístico Chapada das Mesas.

Tendo recebido vistas estrangeiras de pessoas interessadas pelo seu projeto, Maurício reluta às tentações de venda e diz “que o carro tem um valor sentimental muito grande. Não tem preço. Sua engenhoca pode ser até classificado como protótipo, mas quero deixar para meus filhos e netos e toda geração futura”.

De boné ao lado do repórter da Folha do Cerrado, Maurício fale de seu sonho realizado e à mostra na Agrobalsas 2019, com apoio do Museu do Cerrado/Tasso Fragoso.

De acordo com seu criador, Brutu’s ou TL4 – Testando Limites, deixou uma grande lição para ele e para seus filhos. “Testei meus limites, minha paciência para ver o resultado final e minha garra para ver onde eu queria chegar. Passei noites de insônia, meus finais de semana às vezes era agarrado nele. Senti que nada é fácil, mas quando a gente tem um propósito e persistência a gente consegue atingir esse resultado”.

Brutu’s 4X4, motor 1.8, carroceria basculante, pesa 1.200 kg de buraco, mede 3,30 m de comprimento por 1,90 de largura, 1,90 de altura, 2,42 m entre eixos e 1.500 peças (900 feitas a mão).
Com apoio do Museu do Cerrado, de Tasso Fragoso, o carro participou da 17ª Agrobalsas 2019, ao lado de outros carros exóticos, que fazem parte do Polo Chapada das Mesas.

Maurício Brutu’s – criador do TL4; Joilene Assunção – Secretária Municipal de Turismo e Eventos de Fortaleza dos Nogueiras; Galinho do Cerrado (Folha do Cerrado) e Lirô Guimarães, Diretor do Museu do Cerrado, em Tasso Fragoso.

DEIXE UMA RESPOSTA