Encerrada nesta sexta-feira, 17/08, a semana que antecedeu o Dia Nacional do Campo Limpo, em Balsas/MA, com muita satisfação e ego de dever cumprido. O encerramento aconteceu com estudantes do bairro Emerson Santos. Lá, aconteceu também, o plantio de 40 mudas de árvores, na praça do mesmo bairro.

Acompanharam os 05 dias que levaram ao Dia do Campo Limpo, hoje sábado, 18/08, Jorge Wilson Perreira, gestor operacional da Ariab – Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas de Balsas, Eugênio Pires, gestor da Aged e Rui Arruda, chefe da SEMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Instituída pela Lei Federal 11.657, a data tem como objetivo celebrar os resultados da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil, além de reconhecer o funcionamento da cadeia.

Na programação da semana, alunos do IFMA de São Raimundo das Mangabeiras, da Unibalsas- Universidade de Balsas, UEMA – Universidade Estadual do MA, alunos do povoado Aldeia e de escolas municipais tiveram a oportunidade de entender o que é e conhecer o sistema Ariab.

A data integra o Calendário Nacional desde 2008 e é celebrada pelas centrais de recebimento de embalagens vazias, coordenadas pelo Instituto Nacional de Embalagens Vazias (inpEV). Há 15 anos, o inpEV coordena as atividades de destinação ambiental e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema.

No Maranhão o recolhimento de vasilhas chega a cerca de 1.000 toneladas de embalagens vazias por ano nas três centrais de recolhimento de embalagens, que estão localizadas nos municípios de Alto Parnaíba, Balsas e Imperatriz e em Anapurus, região produtora de Chapadinha. Em Balsas, médio de 700 toneladas são recolhidas pela central Ariab.

DEIXE UMA RESPOSTA