Nesta quarta-feira (07), das 08h às 18h, a classe empresarial vai às urnas para escolher a nova diretoria da mais tradicional entidade patronal do estado, a Associação Comercial do Maranhão. Duas chapas estão homologadas, a Tradição com Inovação, encabeçada por Felipe Mussalém (Grupo Santa Fé), e Atitude em Movimento, de Vicente Araújo (Grupo Araújo).

O candidato da Tradição com Inovação diz que suas propostas estão fundamentadas no tripé gestão-posicionamento-inovação. Ele diz que pretende adotar um sistema de governança de forma sistematizada com a consolidação do software Sigaem, para monitoramento do planejamento estratégico e avaliação e desempenho da participação do associado na Casa. No quesito inovação, pretende adotar o Cross Marketing com a otimização do Banco de Dados dos Associados. No pilar relacionamento, ênfase na manutenção e expansão das redes de relacionamento da entidade, com foco também na aproximação do associado e participação dele na entidade.

Vicente Araújo, por sua vez, diz que pretende gerenciar a entidade focado em quatro eixos: posicionamento público (representatividade), gestão participativa, transparência nas ações e priorização do associado. Na interlocução com as demais entidades e os poderes públicos, pretende acompanhar mais de perto as ações do Legislativo e manter independência em relação aos executivos estadual e municipais. No quesito gestão participativa, pretende dar uma participação mais efetiva aos associados. Quanto a transparência, pretender fazer prestações de contas trimestralmente.

Um dos principais desafios do novo presidente da ACM diz respeito à recuperação de sua sede, o Palácio do Comércio, que é um dos prédios mais vistosos da Avenida Pedro II e onde, por muitos anos, funcionou o Hotel Central. Ambos dizem que pretende revitalizá-lo, mas sem indicar como.

Para a presidente Luzia Rezende, o processo eleitoral vem fortalecer ainda mais a Casa. “É bom vermos que a classe empresarial tem o propósito de fortalecer ainda mais a Associação”, destaca. Ela está à frente da entidade desde 2013, sendo a primeira mulher a presidir a entidade.

Veja como está a composição de cada chapa, levando-se em conta apenas os cargos da diretoria executiva.

Tradição com Inovação

Felipe Mussalém (presidente), Fabrízio Dualibe (vice-presidente), Márcia Nadler (1ª secretária), Ivo Correia (2º secretário), Cláudia Galgani (1ª tesoureira), Adeon da Silva (2º  tesoureiro). Os candidatos a vice-presidente de assuntos temáticos são Cristiano Fernandes (Comércio), Fábio Nahuz (Construção Civil), Edna Montenegro (Desenvolvimento do Quadro Social), Fernando Duailibe (Economia e Finanças), Pedro Robson Holanda da Costa (Assuntos da Indústria), Francisco da Rocha (Infraestrutura), Camila Campos Silva (Assuntos do Jovem Empresário), Luís Gustavo Almeida (Medicina e Saúde), Jenilce Almeida (Assuntos da Micro e Pequena Empresa), Magnólia Rolim (Assuntos da Mulher Empresária), Janaína Albuquerque de Oliveira (Patrimônio Social), Renata Costa (Turismo), Samir Nicolau (Agronegócio) e Antônio Gaspar (Assuntos Tributários).

Atitude em movimento 

Vicente Araújo (presidente), Andre Mendonça (vice-presidente), Maurício Lopes (1º secretário), Gustavo Marques (2º secretário), Nan Souza (1º tesoureiro), Francisco Vidigal (2º secretário). Os vice-presidentes para assuntos temáticos são Sérgio Sombra (Comércio), Osvaldino Pinho (Construção Civil), Rafael Sombra (Desenvolvimento do Quadro Social), Mário Cella (Economia e Finanças), Cláudio Azevedo (Indústria), João Magalhães (Infraestrutura), Luciana Torres (Assuntos do Jovem Empresário), Maria da Cunha (Medicina e Saúde), Márcio da Anunciação (Assuntos da Micro e Pequena Empresa), Ana Izabel Silva (Assuntos da Mulher Empresária), Claudionor Silva (Patrimônio Social), Carlos Fernandes (Turismo), Antônio Cavalcante Júnior (Assuntos Rurais), Idalegugar de Castro (Assuntos Tributários).

DEIXE UMA RESPOSTA