O principal objetivo da reunião foi para tratar sobre a tabela e o calendário disponível para a disputa do campeonato maranhense de 2017.

Na tarde desta segunda-feira, 09, foi realizada a reunião entre Federação Maranhense de Futebol e o Conselho Arbitral dos Clubes da Série “A” do Campeonato Maranhense de Futebol 2017. O evento, que aconteceu na Sede a FMF, foi presidido pelo Dr. Antônio Américo Lobato Gonçalves, Presidente da FMF, secretariada pelo Dr. Márcio Araújo da Silva, Vice-Presidente de Assuntos Jurídicos e contou com as presenças do Vice-Presidente de Competições da FMF, Sr. Antônio Henrique Farah de Moraes Rego, do Vice-Presidente de Administração, Sr. João Campos Filho e dos clubes integrantes do Conselho Técnico da Série “A”, com exceção do Cordino Esporte Clube e da Sociedade Imperatriz de Desportos.

O principal objetivo da reunião foi para tratar sobre a tabela e o calendário disponível para a disputa do campeonato maranhense de 2017. Na oportunidade, o Presidente da FMF agradeceu a presença de todos e relatou sobre os impactos do calendário do futebol para o ano de 2017. Para exemplificar, antes da realização da Copa do Nordeste, os estaduais tinham 26 datas disponíveis para a disputa. Atualmente, esse número caiu quase pela metade e, com a extensão do calendário da Copa Libertadores, a Conmebol enforcou algumas datas da Confederação Brasileira de Futebol, a qual, por sua vez, em vistas disso, deixou ainda mais curto o calendário disponível para os estaduais. Assim, o Presidente da FMF informou a todos, sobre a necessidade de adequação deste atual calendário por imposição da CBF. Tendo dito isto, o Presidente Antônio Américo passou a palavra ao Vice-Presidente de Competições, Sr. Antônio Henrique Farah de Moraes Rego, que, de pronto, reafirmou as informações passadas pelo presidente e mostrou o engessamento da FMF frente as imposições da CBF. Antônio Henrique informou a todos que, no último dia 05 de janeiro, quando esteve na sede da Confederação Brasileira de Futebol, havia sido informado que as datas disponíveis para a realização dos estaduais diminuíram de dezoito para catorze.

Ainda sobre o assunto, lembrou a todos os presentes sobre a dificuldade de remanejamento de datas, em razão da participação dos clubes Moto Club e Sampaio Corrêa nas Copas do Nordeste e Brasil. Diante das as dificuldades citadas, a Federação Maranhense de Futebol, por intermédio da CBF, emitiu solicitação ao Conselho Nacional de Esporte, para alterar o regulamento específico da competição, de modo a resguardar o atendimento das datas. Entretanto, após uma reunião de diretoria, os diretores decidiram por manter as regras como publicadas no dia 01 de dezembro de 2016. Mas, eventualmente, caso as equipes já citadas cheguem as fases mais longínquas das Copas do Nordeste e Brasil, pode-se, de acordo com a chancela do Conselho Nacional de Esporte, haver singelas alterações no regulamento no que tange a disputa das finais de turno e na remota final geral. Como já proposto, as finais serão em confrontos de ida e volta. Deste modo e, eventualmente, pode-se eliminar o jogo de volta, fazendo a final em partida única.

Contudo, tudo depende de circunstancias ulteriores que serão levadas em consideração, publicadas e discutidas com todos os clubes. Em seguida, Antônio Henrique apresentou a tabela do primeiro turno do Campeonato Maranhense Série A de 2017 com algumas pontuais alterações ainda por fazer, e um material cronológico do Campeonato Maranhense, da Copa do Nordeste e Copa do Brasil. A tabela definitiva do primeiro turno do campeonato Maranhense Série A de 2017 será divulgada nesta terça-feira, 10/01. Encerrando a reunião, o Presidente da FMF pediu a palavra para enfatizar que do dia 11 ao dia 15 de janeiro de 2017 será realizada a pré-temporada da arbitragem com as presenças de cinquenta árbitros de todo o Estado e de dois instrutores da CBF. Os clubes que tiverem interesse em receber as palestras sobre arbitragem deverão agendar com o Presidente da CEAF/MA, Marcelo Bispo Nunes Filho.

DEIXE UMA RESPOSTA