Professora Ruth Martins e funcionários do Cartório do 2º Ofício de Balsas

Encerrou nesta sexta-feira, 09/12, o curso de Libras que o Cartório do 2º Ofício de Balsas/MA ofereceu aos funcionários, como capacitação para o melhor atendimento aos seus clientes.

Na atualidade, em que estamos presenciando inúmeros movimentos no sentido de se valorizar a diversidade, seja em ambientes de trabalho, educacionais, de lazer. Conviver com as diferenças tem sido a bandeira da sociedade que tentamos construir com base nos princípios da inclusão. Independente das diferenças convivendo em um ambiente de trabalho, todos são importantes para transformar a visão de nossa sociedade segregacionista em uma sociedade em que o normal é sermos todos diferentes. Assim como a língua de sinais, o braille, tecnologias assistivas de comunicação alternativa aumentativa, deveriam circular em nosso meio como diferenças comuns, sem chocar, nem chamar a atenção, nem provocar comentários ou surpreender quem está em volta.

Conviver com as diferenças de forma natural nos faz mais humanos, mais sensíveis a necessidade do outro, mais generosos, compreensíveis, tolerantes, colabora para que a sociedade se liberte de preconceitos e se constitua na igualdade e no respeito.

Diante destas prerrogativas, de atualização com o tempo, o Cartório contratou a professora de Libras Ruth Martins Coelho, para fazer de seus funcionários os próprios intérpretes de uma classe que também busca os serviços do Cartório.

Assim, além da linguagem do dia a dia, Ruth também procura imbuir a linguagem do próprio ambiente de trabalho.

As aulas também são constituídas de músicas que reforçam o aprendizado:

 

DEIXE UMA RESPOSTA