O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), realizará a abertura oficial da etapa estadual da 44ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses 2016 (JEMs), nesta sexta-feira (12), às 18h00, no Teatro Arthur Azevedo. Nos meses de agosto e outubro, milhares de estudantes, de 12 a 17 anos, vencedores das etapas municipal e regional dos JEMs, disputam, em São Luís, 20 modalidades, nas categorias infantil e infanto, e nos Jogos Paralímpicos Escolares Maranhenses (ParaJEMs).

Com o tema “Viver o sonho olímpico, você também pode!”, a edição deste ano conta com a participação de mais de 100 mil alunos, que disputaram desde a etapa municipal, passando pelo regional, até a estadual. A principal competição estudantil do estado vai reunir 83 municípios nas modalidades Atletismo, Badminton, Basquetebol, Beach Soccer, Capoeira, Ciclismo, Dama, Futebol, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Jiu-Jitsu, Judô, Natação, Tae-Kwon-Do, Tênis de Mesa, Karatê, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez.

Na abertura haverá o acendimento da Pira Olímpica tocha, com presença do governador Flávio Dino, do secretário de Esporte e Lazer Márcio Jardim, do Comitê Organizador dos JEMs e de atletas maranhenses. A cerimônia vai contar, também, com a participação do jogador de basquete Aristides Josuel dos Santos, conhecido como o Josuel, que conquistou inúmeros títulos pela Seleção Brasileira em disputasinternacionais, em especial nos Jogos Olímpicos de 1992 e 1996.

 “O objetivo é fazer uma grande festa de abertura dos JEMs, ligando os Jogos Escolares aos Jogos Olímpicos Rio 2016, inspiração para os nossos atletas, que podem também, um dia, viver o sonho dedisputar as olimpíadas. Nessa festa vamos celebrar, também, o crescente número de alunos atletas participantes dos Jogos Escolares, resultado do investimento do governo Flávio Dino na política de esporte”, ressaltou Márcio Jardim.

Valorização do atleta

Pela segunda vez na história dos JEMs, o Governo do Estado vai garantir aos atletas das delegações do interior do estado três grandes centros de alojamento para vivência e intercâmbio dos atletas maranhenses: o Estádio Castelão, o Parque Folclórico da Vila Palmeira e o Centro Social dos Servidores do Maranhão (Ipem). Para segurança e conforto dos alunos, serão disponibilizados veículos para auxiliar no transporte e estrutura completa de alimentação, acompanhada por nutricionistas.

 A fim de garantir o bom condicionamento físico dos atletas dos JEMs 2016, o governo investiu, também, na Clínica de Fisioterapia. O Centro foi estruturado com equipamentos modernos e especialistas da área, visando oferecer o suporte necessário aos alunos. Para o lazer dos atletas, ao longo da competição haverá o “Agita JEMs”, projeto que conta com vasta programação de passeios, apresentações culturais e atividades educacionais, que levam mais lazer e cultura aos atletas no período em que não estão participando das disputas.

De acordo com o diretor geral dos Jogos Escolares, Sandow Feques, os JEMs visam estimular o esporte educacional como instrumento indispensável à formação do cidadão, pois promove a socialização do aluno, despertando bons valores humanos, além de o intercâmbio entre os estudantes de todo Maranhão. “Os JEMs são um momento em que integra esporte, educação e cidadania, estimulando o espírito de equipe. Queremos descobrir novos talentos, mas, antes de tudo, queremos oferecer mais oportunidade de acesso à prática do esporte educacional e contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social”, destacou Sandow.

As disputas da etapa estadual categoria infantil (12 a 14 anos) terão início no dia 13 de agosto e se estenderão até o dia 19, juntamente com as disputas do ParaJEMs. Já as disputas da categoria infanto (15 a 17 anos) serão realizadas de 14 a 20 de outubro.

Fonte: Maranhão Esportes

DEIXE UMA RESPOSTA