Guarda Municipal se prepara para descida ecológica do Porto do Canaã.

Quando o presidente Bolsonaro expurga ongs que, segundo ele, ajudam na exploração da nossas riquezas disfarçadas de pro-verde, dizendo-se que defendem nossa mata e nossos rios, em Balsas/MA as comunidades e parte da sociedade buscam proteger nossa maior riqueza, o Rio Balsas, sem ônus e receitas.

Quando o IDEB – Instituto de Defesa do Rio Balsas, onde uma expedição é feita a cada ano em visita às nascentes e matas ciliares, além de denunciar queimadas  desmatamentos nas margens do rio, o Grupo de Escoteiros Buriti fazem passeio ecológico, colocando seus jovens para fazer limpeza nas margens do mesmo rio, entre outras gamas da sociedade, que também se preocupam com o assoreamento e construção de casa e rampas à beira do rio, que outrora foi escoador de produtos agrícolas e pecuários, hoje brilha para o turismo.

Neste final de semana, sexta-feira 23/08, foi a vez da Guarda Municipal de Balsas, que entre muitas ações sociais, realizou uma descida ecológica em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. A ação aconteceu com o intuito de recolher o lixo deixado pelos banhistas durante o período de veraneio.

Grupamento da Guarda Municipal após descida Ecológica e recolhimento do lixo deixado às margens do rio.

No percurso, os agentes encontraram centenas de objetos deixados por toda a margem do rio. Entre os materiais, garrafas pet e de vidro, latas de bebidas, plásticos, embalagens de sorvete, cigarro, preservativos, sapatos, tênis, roupas, objetos descartáveis papelão, isopor, entre outros.

Ao final da ação, o comandante da GMB Mizael Martins e o secretário de meio ambiente Rui Arruda fizeram um levantamento da quantidade de tipos de objetos encontrados e conversaram sobre algumas propostas de melhorias, como a colocação de mais lixeiras no percurso da decida, novas placas, ações de conscientização e sensibilização da população, fiscalização mais severa e até aplicação de multa para indivíduos que descartarem lixo na área do Rio Balsas.

Os integrantes que participaram da atividade fizeram uso dos equipamentos de proteção e coletaram lixo nos locais sem risco, acompanhados também por dois  mergulhadores da GM e operadores de embarcações cedidos pelo comandante Major Willys Pablo, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

DEIXE UMA RESPOSTA