A diretoria do IDERB – Instituto de Defesa do Rio Balsas realizou reunião para organização da 5ª Expedição Ecológica & Social às Nascentes do Rio Balsas (Off Road 4X4), Edição 2019. Dentre os itens preliminares de organização do evento o presidente, Sr. Miranda Neto, apresentou os protocolos dos convites já enviados aos órgãos e autoridades de suma importância, cuja presença física de autarquias competentes e de conformidade com as demais expedições já realizadas, estão sendo confirmados, além da arrecadação de donativos que o IDERB já está recebendo na nova sede da JR 4000 Transportes – Localizada na Rua Jocy Barbosa-4000, Bairro Cajueiro ( Na mesma Rua da Casa Sertaneja, nos fundos do terreno da antiga JR4000 da BR 230).
   De acordo com a diretoria, os interessados em colaborar com os ribeirinhos carentes, podem fazer suas doações de cestas básicas, roupas novas e usadas, calçados para adultos e crianças (em bom estado), livros e brinquedos, para a distribuição aos ribeirinhos localizados nos povoados que circundam as nascentes e demais afluentes da cabeceira do Rio Balsas. Estas doações serão entregues após serem proferidas todas as palestras de conscientização aos moradores nesses dois dias, assim que todas as equipes e imprensa em geral tenham registrado a situação das nascentes, discutido soluções e concluído relatórios.
Fotos: Arquivo www.folhadocerrado.com.br

Conforme as expedições anteriormente realizadas pelo IDERB, a 5ª Expedição Ecológica & Social apresentará material didático (gibis e panfletos), com figuras e desenhos explicativos; com professores das universidades de Balsas e escolas particulares (palestras sobre desmatamento, poluição das nascentes; Bombeiros (como evitar queimadas); Polícia Militar (violência doméstica) e Conselho Tutelar (palestra sobre exploração de menores – sexo/trabalho), Secretaria Municipal de Saúde (médico e enfermeiro para consultas, indicação e doação de remédios).

   Também participam das expedições a Secretaria do Meio Ambiente Municipal, Clube de Escoteiros, Polícia Florestal, IBAMA, ICMBIL, SEMA, Ministério Público Estadual, Assembleia Legislativa do Maranhão, Rotary Clube de Balsas, SAMU, vereadores do Legislativo Municipal, emissoras de rádio, TV, imprensa digital e o Jornal Folha do Cerrado.
   As nascentes do Rio Balsas estão localizadas entre as Chapadas das Mangabeiras e a Serra do Penitente que compreendem uma Área de Preservação Permanente (APP), conforme Decreto de Lei 14.968, de 20 de março de 1996, de 655.200 ha, área esta que já se encontra comprometida pelo desmatamento desenfreado, queimadas, assoreamento, criação de bovinos e suínos dentro das nascentes e a total destruição de suas matas ciliares que protegiam as suas nascentes.
Em uma das expedições foi encontrada uma vaca morta dentro de uma das nascentes – os expedicionários a retiraram.

Nestas 04 Expedições já realizadas, o IDERB tem feito inúmeros registros através de fotografias, vídeos e relatos de ribeirinhos – moradores daquela região – da situação alarmante em que se encontram as nascentes do Rio Balsas e vem protocolando junto aos órgãos competentes inúmeras solicitações de providências, em caráter de urgência. Conforme ressalta o presidente da ONG, Miranda Neto, “até o presente momento não obtivemos notícias de qualquer medida que tenham sido tomadas pelo Estado em defesa do Rio Balsas”. E reforça que “nos dias 14 e 15 de setembro de 2019 iremos realizar a 5ª Expedição, onde mais uma vez, iremos registrar a atual situação de degradação do meio ambiente, também através de documentários e em seguida, como anualmente fazemos, iremos comparar os danos em relação aos anos anteriores e novamente protocolar documentos cobrando providências das autoridades”.

   Como presidente do IDERB, Miranda convida mais ativistas para o que muitos chamam de Off Road 4X4. “Estamos abertos a acolher todos aqueles que tenham os mesmos objetivos acima citados e queiram defender o nosso Rio Balsas”.
   Para maiores informações, visite a nossa página no facebook ou Disk (99)9.8806-4000
   CONFIRA A PROGRAMAÇÃO PARCIAL
Dia 14 de setembro 2019 – Sábado
05h00 – Concentração em frente ao Hiper Mateus
06h00 – Partida (via MA-006) com destino ao Povoado São Pedro
07h30 – Café da manhã – a 98 km de Balsas, no povoado Bom Jesus (restaurante do João de André)
08h00 – Saída em direção ao povoado São Pedro (Via Trans Penitente) pela Ladeira “Adeus Mamãe).
12h30 – Chegada no Povoado São Pedro – montar acampamento
12h45 – 13h00 – Reunião entre a Organização e os participantes
13h00 – 14h00 – Almoço
14h00 – 18h00 – Saída para visita às nascentes do Rio Balsas: Principal, Mangabeiras I e II, Baixão, Carobas, Poço Branco e Lagoa Limpeza
18h00 – 19h30 – Retorno para o Povoado São Pedro
19h30 – 20h30 – Jantar
20h30 – 22h30 – Roda de conversa entre os Expedicionários e a comunidade presente, com apresentação cultural.
22h30 – Recolhida dos Expedicionários
   Dia 15 de setembro de 2019 – Domingo
• 07h00 – Café da manhã
• 08h00 às 11h30 – Visita às Nascentes: Faz. Falha, Faz. do Sr. Zé Carlos, Faz. do Sr. Tarcísio e Faz. Santa Lúcia
• 11h30 – 12h00 – Retorno para o acampamento no Povoado São Pedro
• 13h00 – Almoço
OBS.
Uma parte dos Expedicionários irão permanecer no Povoado São Pedro, organizando e apoiando as seguintes tarefas:
Atendimento médico SAMU e distribuição de medicamentos.
Apresentação do vídeo da Expedição do ano anterior.
Abertura das palestras com o presidente do IDERB e apresentação dos palestrantes e os demais parceiros expedicionários.
Palestra 01 “Educação como ferramenta para alcançar a sustentabilidade socioambiental”, Profª. Claudiceia Mendes (UFMA) das atividades produtivas nos cerrados do Sul Maranhense.
Palestra 02- palestra do Professor Avelar Damasceno Presidente do CBH do Rio PARNAÍBA  sobre criação do sub comitê do Rio Balsas.
Palestra 03 – Apresentação do Conselho Tutelar.
12h00 – Distribuição de alimentos não perecíveis e roupas, brinquedos, bombom e pipoca para as crianças.
13h00 – Almoço
14h00 – Retornaremos pela mesma rota para a cidade de Balsas.
19h00 – Previsão da chegada à Balsas.

DEIXE UMA RESPOSTA