Foi nesta terça-feira, às 08h00 da manhã, o encontro dos alunos da escola municipal Maria do Carmo, no bairro Jd. Primavera, com integrantes da Ong IDERB – Instituto de Defesa do Rio Balsas.

20161129_090323
IDERB: Sarah, consultora jurídica; Drª Amarilys Maria, médica; Miranda Neto, fundador e presidente do instituto,Edimo José, Engº Civil, consultor ambientalista; Edmilson do Saae, consultor das águas, Tiago Meneses, com alunos da escola Maria do Carmo/Jd. Primavera

Durante a visita, espantosos, os alunos ouviram o presidente do IDERB, Miranda Neto, que falou sobre a proteção do meio ambiente e porque devemos cuidar dos nossos lixos. Neste vídeo, ele dá uma aula ecológica, mostrando o motivo principal de tê-los convidado para este passeio estranho.

A médica cubana Drª Amarilys Maria Aguila, do “Mais Médicos”, em Balsas, é membro da Ong e sempre acompanha os movimentos inserindo as razões de protegermos a natureza e de sabermos livrar do lixo, para prevenirmos de doenças respiratórias.

Ao lado da equipe do IDERB, o engenheiro civil Edimo José Vaz, recém chegado do Paraná e residente no município, se integrou como membro do IDERB desde a 2ª Expedição às nascentes do Rio Balsas. Edimo explicou aos alunos a importância das árvores para a filtração do lençol freático.

A professora Ediléia Oliveira acompanhou seus alunos até o lixão, num ônibus cedido pela própria JR4000, onde pode constatar que uma aula como esta é de grande valia para que os estudantes possam dar maior importância para a natureza e para o rio do qual bebem a água. O passeio será inserido ao projeto “Conhecer para Preservar”. de acordo com Ediléia.

Os catadores de lixo são pessoas comuns, pais de família e que vivem do lixo para a sobrevivência da família. Maria e Francisco são exemplo de muitas família que alimentam e educam seus filhos com o dinheiro que conseguem faturar separando o lixo.

Veja o depoimento deles:

Ao final, Miranda fala da importância de tomar esta iniciativa, de levar os estudantes ao conhecimento da realidade do nosso habitat.

O IDERB ESTÁ ARRECADANDO ROUPAS EM BOM ESTADO E ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS PARA LEVAR ÀS FAMÍLIAS MAIS CARENTES DO LIXÃO DE BALSAS, SEUS ARREDORES E RIBEIRINHOS.

QUEM QUISER FAZER SUA PARTE, DOANDO, LIGUE PARA MANDAR RECOLHER NO LOCAL PELO TELEFONE: 3541-4000 OU 3541-1094 OU AINDA DEIXAR NA EMPRESA JR4000, CEDE PROVISÓRIA DO IDERB.

DEIXE UMA RESPOSTA