Durante a cerimônia de entrega dos certificados do curso de capacitação dos mototaxistas de Balsas realizado dia 15/07 pelo Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT) 100 concludentes receberam seus certificados, sendo que mais 250 mototaxistas também já concluíram o curso e ainda restam turmas para realizar essa capacitação.

O curso de capacitação está previsto na lei nº 12.009/2009 – Regulamenta o exercício das atividades de moto frete e moto táxi, com carga horária de 30 horas. Aborda assuntos relativos à ética e cidadania na atividade profissional, legislação defensiva, condução com segurança, legislação de trânsito e regulamentação da classe.

A diretora do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) Larice Rios disse que os 100 mototaxistas contemplados nesta cerimônia de entrega de certificados estão capacitadas para transportar pessoas.

Mototaxistas de Balsas
Ronald Rocha Diretor do Detran, representante da Polícia Militar, Lázaro Pereira representante comando de trânsito de Balsas, Jailza Tomaz Diretora do Sest-Senat, Larice Rios diretora do DMT e Carlos Eugênio comandante da Guarda Municipal, além de representantes da classe.

“Me sinto muito feliz por ter proporcionado a estas pessoas que são carentes de informações e carentes de pessoas que lutem e que trabalhem bem essa classe. A minha felicidade é tão grande quanto a deles por hoje eles estar capacitado, trabalhando de forma legal com segurança”. Declarou Larice.

João da Cruz Martins Nascimento, trabalha no mototáxi rio Balsas, no posto São Cristóvão, disse que o certificado valoriza a classe. “As pessoas vão nos olhar de outra maneira. Não foi difícil fazer o curso e estamos aptos para prestar um bom serviço à população”. Enfatizou.
Atuando a 5 anos na área e primeiro profissional a comprar o colete. Moisemar Correia Santos, trabalha no mototaxistas 8.000 ao lado do Hospital Balsas Urgente. Para ele com o curso os profissionais tiveram maior conhecimento de como atender a população. E que o passageiro vai se sentir mais seguro. “Há uns 3 anos a prefeitura municipal através da direção do DMT vem lutando para melhorar o serviço da classe e hoje chegou o dia. Sou muito grato e feliz pelo meu certificado”. Ressaltou.

A diretora do SEST/SENAT, Jailza Tomaz , disse que a certificação facilita para que a classe seja reconhecidos como categoria. Que a oportunidade de fazer outros cursos para trabalhar em diferentes frentes, fortalece o curriculum deles. Pois alguns tem habilitação D e podem trabalhar em outras área do transporte. “O SEST/SENAT vem para mostrar para eles que podem conseguir mais coisas e se quiserem permanecer como mototaxista vão estar dentro da lei, devidamente certificados. Os cursos tem validade em todo o território nacional, em qualquer lugar que eles precisarem trabalhar os cursos são válidos, em outro municípios o que eles precisaram será apenas o alvará local”. Enfatizou.

O SEST/SENAT já fez a capacitação em 12 cidades no sudoeste do Maranhão incluíndo Imperatriz e Estreito e a meta é alcançar todos os municípios da região, com o objetivo de preparar pessoas para trabalhar no setor de transportes.

“Balsas é um dos municípios mais importantes do Maranhão com quase 600 mototaxistas e temos muito prazer em cumprir nossa missão na cidade que nos recebeu tão bem”. Afirmou. “A população terá profissionais mais preparados, conhecedor das leis, dos direitos e deveres, e como eles estão devidamente identificados com coletes numerados e motos identificadas a população fica mais segura para evitar clandestinos”. Finalizou Jailza.

Durante a cerimônia dois capacetes padronizados foram sorteados para os concludentes do curso.

O SEST/SENAT ainda está disponibilizando os cursos de: (Clique aqui) Transportes de cargas perigosas; Transportes de passageiros; Transportes de cargas indivisíveis; Transportes de emergências e utilidade pública e Transporte Escolar.

DEIXE UMA RESPOSTA