Teve início nesta terça-feira, 24, um Mutirão de Sessões do Tribunal do Júri, da 4ª Vara Criminal de Balsas/MA.

Segundo o promotor Antônio Lisboa, os 12 julgamentos, entre homicídios e tentativas de homicídios, serão realizadas simultaneamente nestes 03 dias (24, 25 e 26/09). Ele afirmou também, que a ideia partiu do promotor de justiça Moisés Caldeira Brant e estão sendo realizadas em 04 lugares diferentes: auditório da Unibalsas, Câmara de Vereadores, OAB e Fórum de Balsas.

Para o juiz da 4ª Vara Criminal, José Francisco de Sousa Fernandes, esta série de julgamentos é inédita, ou seja, nunca aconteceu em comarca alguma do estado do Maranhão, “04 juris simultâneos durante três dias na realidade o Conselho Nacional de Justiça né Nós temos as metas do da Inasp – Instituto Nacional de Assistência aos Servidores Públicos”. Para se cumprir o que dizem respeito diretamente aos processos de réus que aguardam julgamento pelo Tribunal do Júri. O Desembargador Corregedor Geral de Justiça tem aumentado esforços para reduzir as taxas de congestionamento dos processos. Ao receber 4ª Vara, o juiz explica que com ela vieram juntos alguns processos muito antigos, entre 10 e 15 anos, aguardando julgamento pelo Tribunal. “Entre esses, alguns de pessoas presas a um período razoável”. O juiz salientou ainda sua alegria de estar mais próximo dos alunos da faculdade de Direito pois, geralmente os alunos é que vão até o fórum ou à OAB assistirem eventos deste tipo.

Na Unibalsas, o juiz José Francisco acompanha os dos processos de Lucas Evangelista e José Alves de Araújo nesta terça-feira, 24; Iron Duarte Sousa nesta quarta-feira, 25 e Lourival dos Santos Silva e Reginaldo dos Santos Silva, nesta sexta-feira, 26.

No Fórum da Comarca de Balsas, a juíza Nirvana Maria acompanha os processos de Adilson Machado Nogueira, nesta terça-feira, 24; Nivaldo dos Santos Fontes nesta quarta-feira, 25 e Felipe Vieira dos Santos nesta sexta-feira, 26.

Na OAB, o juiz Pedro Henrique H. Pascoal acompanha o julgamento de José Valci Campos de Araújo, nesta terça-feira, 24; Antonio José Sales, Amaro Dias de Castro e Sebastião da Conceição nesta quarta-feira, 25 e Francisco de Assis Paulo nesta sexta-feira, 26.

Na Câmara de Vereadores de Balsas, o juiz Alexandre Sabino Meira acompanha os processos em julgamento de Francivaldo Dumont nesta terça-feira, 24. A juíza Elaile Silva Carvalho acompanha Jorge Luis Alves da Rocha, nesta terça-feira, 25 e Lucas da Silva Sousa, sexta-feira, 26.

DEIXE UMA RESPOSTA