O dia 10 de setembro, nesta terça-feira, “foi um dia muito especial para a cidade de Balsas. Fizemos duas parcerias muito importantes”. Assim classificou o prefeito, Dr. Erik Augusto Silva, fechando o dia com o CRB-Clube Recreativo lotado de pessoas que buscam qualificação profissional e terão oportunidade imediata perante os cursos disponíveis gratuitamente que irão dispor. Para o prefeito “as políticas públicas estão a pleno vapor, voltadas para beneficiar àqueles que mais precisam, que mais necessitam da ajuda do poder público”. Concluiu Dr. Erik.

No final da manhã, aconteceu a apresentação do programa Cidade Empreendedora, no auditório do Sebrae local, que visa acelerar o desenvolvimento do município, já que a infraestrutura “vai indo bem e mais empresas chegando para nosso município”, conforme esclareceu o ex-secretário da pasta, Celso Henrique.

Com o intuito de acelerar o desenvolvimento municipal, o Qualifica Balsas – que visa a diminuição de desemprego, além, de fomentar e e aquecer a economia, vem para dar suprimento às pessoas que pretendem trabalhar mas não possuem qualificação para determinadas vagas abertas no mercado.

Apoiado pelo Senai e Senac, o Qualifica Balsas traz cursos profissionalizantes gratuitos, que serão ministrados pelo Senai e Senac, como Refrigeração e Climatização Residencial, carga horária: 100h, (20 vagas); – Introdução a Mecânica de Motocicletas, carga horária: 120h, (20 vagas); – Injeção Eletrônica de Moto, carga horária: 40h, (20 vagas); – Operador de Caixa: Qualidade Linha de Frente, carga horária: 84h, (25 vagas); – Técnicas Básicas para Camareira, carga horária: 20h, (25 vagas); – Básico de Cozinha, carga horária: 30h, (30 vagas); – Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, carga horária: 20h, (25 Vagas); – Técnicas Básicas de Bordado e Crochê; – Confecção de Bolsas de Tecido; – Básico de Manicure e Pedicure; Design de Sobrancelhas; – Depilação; – Make Up Profissional. No final do curso, com diploma, esse jovem terá acesso a um emprego formal ou então poderá montar o seu próprio negócio com habilitação técnica do Sebrae. O Sine, hoje, oferece muitas vagas, porém há carência de mão de obra qualificada para suprir essas necessidades.

Hélia Amorim é gerente em exercício do Senac/Balsas e formada em Direito, disse esta “é uma parceria que a população estava precisando, porque a última vez que nós trabalhamos com cursos voltados para a população mais carente, que não pode pagar um curso, foi o Pronatec – um programa do Governo Federal, desde então nós não tínhamos parceria com o município, estado e federação com Senac e por meio dessa informação vão conseguir ter o seu próprio negócio e melhorar as condições de vida, a sua condição social e com certeza melhorar a qualidade de vida delas e de toda a cidade”. Assinalou Hélia.

Do Senai, o coordenador Kleber Ferreira afirmou que é “uma corrida de mão dupla, já que o Senai atende às pessoas do Qualifica Balsas no período vespertino (gratuito), já que no período noturno (cobrada uma taxa) atendemos às empresas da região”. Kleber disse ainda, que esta parceria da prefeitura de Balsas com o sistema 4S – Sine, Sebrae, Senai e Senac, “é uma grande ideia que vai revitalizar o município também na área econômica, dando oportunidade para as pessoas montarem sua própria empresa, criar produtos e trabalhar por conta própria ou estarem aptas a trabalharem nas empresas existentes ou que estarão entrando no mercado”. “O Senai já atende o Qualifica Balsas com o curso de Fundamentos de Refrigeração e Climatização Residencial e mais outro curso já teve início nesta segunda-eira, 09/10 , que é Fundamentos de Motocicleta, aproveitando os mesmos alunos para fazerem o curso de Injeção Eletrônica de Motocicleta”. Concluiu Kleber.

Para o vice-prefeito Celso Henrique o programa Qualifica Balsas “veio numa ótima hora. Como sabemos, o Brasil todo sofre uma série de interpéries na questão econômica, na gestão de emprego a economia sem recuperação e nada melhor do que você pegar toda essa juventude e qualificar, para na hora em que o Brasil voltar a aquecer a gente já está preparado e as empresas já terão pessoas para contratar e isso é que é importante”. Para Celso Henrique, a administração do Dr. Erik sempre está incentivando e a parceria com o 4S (Sebrae, Senai, Senac e Sine) é imprescindível para este programa.

A secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Viviane Coelho, afirmou que o prefeito está sempre de antena voltada para a melhoria de empregos no município e “por isso a população jovem deve estar pronta para suprir as necessidades destas empresas, para que não tenham que buscar funcionários fora da região ou do município”, afirmou a Secretária. Para Viviane, outra vantagem de a população abraçar este programa são “as formas de aumentar a renda familiar através destes cursos que muitos deles oferecem a vantagem de poder trabalhar em casa”.

Bruno Pereira Barbosa, coordenador do SINE, anuncia que encontra muitas dificuldades em empregar pessoas, mesmo assim, “Balsas vem atuando na contramão da crise”. De acordo com Bruno, os dados do Ministério do Trabalho mostram que Balsas é o terceiro município em todo estado do Maranhão que vem gerando emprego. “Então, com este programa vamos ampliar mais ainda os postos de emprego, porque estamos deixando de empregar pessoas por falta de qualificação. Ao observar isso levamos à secretaria de Assistência Social, que passou para o prefeito e em reunião imediata ele autorizou para que fosse feita essa assessoria e para que de imediato o programa fosse colocado em prática”. Finalizou Bruno.

 

PARA MAIORES INFORMAÇÕES PROCURE O SINE/BALSAS.

DEIXE UMA RESPOSTA