Encerram-se, nesta segunda-feira, 26/09, as inscrições do Processo Seletivo 2017 aos cursos técnicos de nível médio do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). O prazo para pagar a taxa de inscrição se estende até o dia 27 de setembro e, devido à greve dos bancários, as agências dos Correios de todo o estado já estão autorizadas a receber o pagamento do valor de R$ 20,00 que confirma a participação dos candidatos no seletivo.

O candidato pode se inscrever por meio do link, ou presencialmente nos campi e campi avançados do IFMA. Os endereços das unidades do Instituto estão indicados no edital.

Este ano, estão sendo ofertadas 5.980 vagas em 37 cursos técnicos distribuídos em 24 cidades. A seleção é para as unidades do IFMA em Açailândia, Alcântara, Barreirinhas, Bacabal, Barra do Corda, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís (Centro Histórico, Maracanã e Monte Castelo), São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca.

Em Codó, são ofertados quatro cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, são eles:

Técnico em Meio ambiente……………………………………… 40 vagas;

Técnico em Informática ……………………………………………40 vagas;

Técnico em Agroindústria…………………………………………40 vagas; e,

Técnico em Agropécuária …………………………………………40 vagas.

Os cursos serão oferecidos nas formas integrada, concomitante e subsequente. Na forma integrada, o aluno cursa o Ensino Médio junto com uma formação profissional no IFMA. Na forma concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e o Ensino Médio em outra instituição de ensino. Já a forma subsequente é para aqueles que já concluíram ou estão concluindo, em 2016, o Ensino Médio e pretendem obter uma formação profissional.

A prova será realizada no dia 4 de dezembro. Ela terá 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. O conteúdo programático está disponível no edital.

Cursos – O Processo Seletivo 2017 está ofertando os seguintes cursos técnicos: Administração, Agenciamento de Viagem, Agroecologia, Agroindústria, Agronegócio, Agropecuária, Alimentos, Análises Químicas, Aquicultura, Artes Visuais, Automação Industrial, Biocombustíveis, Comunicação Visual, Cozinha, Design de Móveis, Edificações, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Florestas, Geoprocessamento, Guia de Turismo Nacional, Informática, Informática para Internet, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Mecânica, Meio Ambiente, Metalurgia, Petróleo e Gás, Programação de Jogos Digitais, Química, Redes de Computadores, Restaurante e Bar, Segurança do Trabalho e Vestuário.

Sistema de cotas

Em cada curso, 50% das vagas serão destinadas aos candidatos egressos de escola pública. Dessas, metade é reservada aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio e a outra metade será reservada aos candidatos com renda familiar bruta superior a um salário mínimo e meio. O Instituto reserva também, em cada curso, 5% das vagas para os candidatos com deficiência. Reforçando que mesmo em greve, o Banco do Brasil está recebendo o pagamento da taxa de inscrição via boleto, caso contrário os candidatos podem ir até uma Agência dos Correios, pois também funciona como correspondente do Banco do Brasil, corra e não deixe para a última hora.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA