O prefeito dr. Érik Augusto Silva assinou, ao anoitecer desta quarta-feira, 06/09, Ordem de Serviço da reforma da praça Pe. Balduíno, e projetou prazo de no máximo 04 meses para entrega.

De acordo com o pároco pe. José Alberto, a reforma da Catedral está chegando ao final, mas para ficar bem completa é necessário que a praça também se renove e para comemorar estas benfeitorias, os católicos balsenses receberão a visita especial do padre cantor Alessandro Campos, no dia 26 de outubro e no dia 27, em missa especial de inauguração da reforma, com o bispo da Diocese de Balsas, Dom Enemésio Ângelo Lazzaris.

Pe. José Alberto, que muito correu atrás do governador, em suas visitas à cidade, disse ainda que “tem muito que louvar e agradecer a Deus e a todos os órgãos que têm contribuído para que tudo tenha dado certo, assim como a sociedade e mediante as nossas solicitações e a boa vontade do Governo estadual e também da estância local, para que tudo tenha dado certo. Hoje estamos aqui para testemunhar a reforma da praça e que isso vem complementar. Balsas terá pelo menos, por enquanto, o mais bonito cartão postal da nossa cidade.

Dos sonhos da igreja católica de Balsas, uma já está quase realizada, que é a reforma da própria Catedral Sagrado Coração de Jesus, a outra é a reforma da praça da Catedral. Como ficaria estranho o mais belo templo dos católicos da região sul do Maranhão, em sua primeira reconstrução desde o lançamento da pedra fundamental, em 1958, se também não fosse reformada a própria praça que a rodeia.

O prefeito do município concorda, quando diz que “com certeza a igreja Católica junto com a sociedade balsense se uniram pela reforma da catedral, que é um prédio, um monumento, na verdade histórico, tradicional da nossa cidade. Esse é o cartão postal para nossa cidade, foi um esforço muito positiva e a prefeitura não poderia ficar de fora. Nós entramos na parceria com Governo do Estado, através de um convênio para realizar essa grande reforma. Do que valeria essa grande obra no meio de uma praça velha, antiga e com problemas estruturais? Agora, com a reforma da praça, ficará muito bonita, à altura da grande Catedral que nós temos”.

Para os balsenses, independente de seu credo, a Catedral é mais que um templo. É um patrimônio, como também o é a Igreja Matriz, o Colégio São Pio X (Marista), entre outros imóveis que deveriam ser tombados pelo governo.

O vereador Alan da Marissol disse que “gostaria de parabenizar o governo do estado e o prefeito dr. Érik e toda essa equipe maravilhosa que, como falou agora pouco esse é o verdadeiro cartão postal da nossa cidade. Eu tenho certeza que vai ficar muito bonita a reforma da Catedral e agora com a praça reformada será mais uma opção para os nossos jovens e a população de Balsas”.

Para seu Ademar Castro, proprietário da empresa Projetisa, que fica de frente para a igreja e que cedeu espaço para a fixação de escritório de recepção de doações e vendas de carnês que aumentaram as arrecadações para a reforma. Para ele, “a comunidade contribuiu muito para ocorrer essa reforma, então foi realmente uma ação feita aí, que merece destaque por parte da própria comunidade”.

Seu Ademar afirmou ainda, destaca o convênio do estado com a prefeitura e diz que “realmente vai ser um ponto de turismo da nossa cidade. Vai ser uma praça que vai servir de exemplo para a revitalização das nossas praças da cidade de Balsas e vai servir de modelo para muitas praças, em outras cidades.”. E ratificou as palavras de pe. José Alberto, dizendo que “a sociedade tem muito a agradecer pelo ação do governo e pela gestão municipal que tomou conta da praça. Realmente a comunidade fez a sua parte, deu a sua contribuição e agora o governo também está fazendo a sua ação”.

O senhor Francisco Honaiser, foi convidado a participar da solenidade a céu aberto, pelo fato de ter contribuído para a reforma da Catedral e disse que “este será um marco histórico para a comunidade”. Parabenizou, emocionado, “a todos que se envolveram com esta reconstrução”.

DEIXE UMA RESPOSTA