A entrega da Escola Municipal Pe. Ângelo de Lassalandra se transformou em uma grande festa na tarde desta terça-feira, 03/09, no bairro Catumbi e contou com a presença da grande equipe da Infraestrutura e Comunicação, dos gestores, professores e alunos, ex-alunos e pais de estudantes, que receberam com muita satisfação e entusiasmo a renovada e conceituada escola.

A entidade que conta com 1.200 alunos, recebeu uma nova quadra de esportes, banheiros modernos e salas climatizadas, além de refeitório, auditório e ampla sala dos professores, que agradeceram ao prefeito e ao vice-prefeito Celso Henrique, pela grande transformação vista no prédio educacional.

A atual diretora, Arlete Péricles Brito Ferreira, que está há 31 anos como funcionária da escola, 10 anos como diretora-adjunta e 02 anos como gestora, afirmou sua alegria de estar entrando numa “nova escola, uma nova casa, tudo está perfeito. Novo telhado, novas salas climatizadas e a grande conquista como a do refeitório. A partir de hoje, os alunos têm um lugar para suas merendas, seus lanches. Uma pracinha muito linda e um auditório”. E continuou. “Só temos que agradecer a Deus, ao Dr. Erik, ao vereador Lusivaldo, que fez a indicação e a toda a equipe do prefeito que colaborou para a realização deste sonho”.

A diretora revelou ainda, grande preocupação quanto à preservação do prédio. Para ela, “alguns têm o instinto bom, mas tem outros que não pensam no futuro de outrem. Então, nós já estamos trabalhando com campanhas, juntamente com professores, funcionários e alunos e seus pais, para zelar pela escola, mantê-la sempre limpa e organizada, já que há muito tempo esperávamos por esta reforma”.

O prefeito Dr. Erik Augusto Silva, mostrando-se exímio administrador, vem desempenhando real gestão pública também na área educacional, já com 05 escolas reformadas e climatizadas (E. M. Senador Alexandre Costa, Mariinha Rocha, Elias Alfredo Cury, Agostinho Neves, Pe. Ângelo de Lassandra), de olho também nas escolas rurais, todas até agora com recursos próprios da educação, afirmou que sempre pensou “em retirar os alunos desse calor das manhãs e tardes, no nosso município”. O prefeito lembrou também que a escola Pe. Ângelo de Lassalandra deverá receber os alunos da Escola Antônia Cardoso, bairro São Francisco, até enquanto aquela escola estiver em reforma, já que nesta inaugurada há salas para comportar até 08 classes de alunos. Ele agradeceu aos vereadores (Painha Fialho e Lusivaldo Lira) pelas indicações das reformas e aos professores, alunos e pais de alunos pela paciência que tiveram durante os trabalhos de reforma, mas também confessou sua alegria de “ver, hoje, os professores, alunos e serventes em salas frias e lindas, de forma que poderão ter melhor desempenho em suas tarefas, portanto mais qualidade de ensino e mais qualidade de aprendizado”. Completou Dr. Erik.

O vice-prefeito e ex-secretário de Infraestrutura, Celso Henrique Borgneth, disse que uma entrega como esta “é muito boa, ver o sorriso de todo mundo por receber uma escola digna, nova, só nos contagia e nos dá mais ânimo de continuar fazendo mais obras pelo município”.

A professora Luíza Amélia Oliveira disse que depois de 07 anos trabalhando na escola, sente-se emocionada e afirmou que “tudo isso está sendo maravilhoso, porque o ambiente está super agradável, se tornando menos cansativo estar na sala de aula. Muitos alunos que saída daqui gostariam de ter tido esta oportunidade, mas tudo em seu tempo”. A mesma sensação ficou a professora Analice Melo Franco, 17 anos servindo na escola, disse que espera “dos alunos o aproveitamento melhor devido à nova estrutura”.

Lusivaldo Lira é um dos vereadores que ratificaram indicações para a reforma do prédio. Para ele “se os alunos se sentirão acomodados em salas de aula climatizadas, imaginem os pais dos alunos, sabendo que seus filhos estuda em um lugar confortável. É isso que o prefeito Dr. Erik deseja para a população e nós apenas aprovamos seus sonhos”. Também entre os vereadores presentes na inauguração, Alan da Marissol ressaltou a “importância que um prédio como este, na sua dimensão, dá aos alunos a oportunidade de estudarem sem sentir o calor que o mês de setembro e outubro vem trazendo. Então, agradecemos ao prefeito Dr. Erik pelo que vem fazendo para o município de Balsas”.

Para o Secretário de Educação, Márcio Rêgo, “esta é uma escola que já comporta mais de mil alunos, mas depois desta reforma irá atender mais de 2 mil alunos, com ampla área de lazer, quadra, refeitório, além de poder estar numa sala super agradável”. “é um ganho para os professores, alunos e sonhos que o prefeito está entregando para a população”. Concluiu o secretário.

SOBRE A ESCOLA

A Escola Municipal Padre Ângelo de Lassalandra foi inaugurada em 29 de março de 1985 na administração do então prefeito Heliodoro Sousa. Recebeu esse nome em homenagem a Padre Comboniano que tanto contribuiu para a educação no município. A mesma está localizada na Praça São José, bairro Catumbi.

A pequena escola, que até então contava com apenas 04 salas de aulas teve como primeira diretora a professora Maria do Carmo Santos de Sousa. Atualmente conta com 16 salas de aulas em funcionamento, amplo espaço de convivência, biblioteca, secretaria, direção, ampla sala de professores, sala do AEE. Tem como gestores a professora Arlete Félix Brito Ferreira como diretora geral e o professor Hildiberto Costa Rodrigues como diretor adjunto, tem como coordenadores pedagógicos o professor Raimundo Dias dos Reis e as professoras Silvia Regina Lima Monteiro e Jeane de Jesus.

A escola tem acompanhado o desenvolvimento da cidade, em especial da comunidade Catumbi. Orgulhosa, pois, atualmente tem em seu quadro de colaboradores 100 profissionais, distribuídos nos três turnos.
Atende ao público discente com ensino fundamental I e II, atendimento educacional especializado — AEE, e Educação de Jovens e Adultos —EJA.

No ano de 2019 a escola passou por uma grande reforma, onde a mesma foi contemplada com um auditório, refeitório, cozinha, despensa, sala de informática, também foram reformados todos os banheiros e a quadra poliesportiva. Todas as salas de aula, sala da direção, coordenação, sala dos professores, sala do AEE, biblioteca e secretaria estão climatizadas.

DEIXE UMA RESPOSTA