Foto: Reprodução

Neste próximo sábado, dia 10/11, é o marco da campanha para vacinação de cães e gato, contra a raiva, em todos os 22 postos da cidade de Balsas. A campanha, através da secretaria de zoonoses do município explica como e quando os animais devem ser vacinados:

✅ Vacinar o animal a partir de 3 meses de idade;

✅ Animais quando vacinados pela primeira vez deve-se fazer um reforço da vacina após 30 dias;

✅ Cadelas ou gatas gestantes podem ser vacinadas normalmente, devendo-se respeitar com cuidado a contenção do animal evitando movimentos bruscos ou violentos que podem provocar o aborto;

✅ Não levar animais doentes para vacinar. Aguardar sua recuperação clinica e depois levá-lo para vacinar;

✅O horário da vacinação será das 08:00 as 17:00 hs distribuídos ao longo de 22 postos pela cidade.

Em matéria divulgada pela Agência de Notícias de Direitos Animais – ANDA a quantidade de animais, principalmente cães, perambulando nas ruas de Balsas impressiona. Muitos deles foram abandonados pelos tutores. Ainda não existe na cidade um centro de controle de zoonoses para o recolhimento desses animais, principalmente daqueles que estão doentes, e isso acaba gerando um risco à saúde pública.

Com tantos animais abandonados, na maioria dos casos maltratados ou doentes, eles podem ser transmissores de doenças como a raiva e leishmaniose, também conhecida como calazar.

“Tutores que às vezes o animal está com um simples problema de pelé e não levam a um veterinário. Acabam simplesmente jogando o animal na rua, então é mais um animal abandonado na rua e procriando ”, disse o médico veterinário da Aged, Carlos Yuri.

De acordo com os agentes do Departamento de Zoonoses de Balsas, a raiva mata.

DEIXE UMA RESPOSTA