O presidente da Faema e vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Raimundo Coelho, com representantes dos setores governamentais e produtivos do Maranhão.

O presidente  da Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão, (Faema), e vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Raimundo Coelho, fez a abertura da solenidade de lançamento do projeto Tech Nordeste que será realizado  entre os dias 16 a 18 de novembro no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (Cohafuma).

O titular da Faema, estava acompanhado pelo vice-presidente  José Hilton Coelho, pelo assessor técnico  César Viana  e pelo gerente de Formação Profissional Rural, Carlos Antônio Feitosa. Também participaram os representantes da Codevasf (Jhones Braga), da prefeitura, (Lula Filho), da Jucema (Sérgio Sombra), da Emap (Débora Baesse), da UFMA (Nair Portela), da Associação de Jovens Empreendedores (Jurandir Teófilo), da CDL (Fábio Ribeiro), da Vale (Dorgival Pereira), Governo do Estado (Simplício Araújo) e da UEMA (José Oscar Pereira).

O Tech Nordeste foi idealizado pelo Sistema Sebrae do estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba,

Raimundo Coelho com o gerente de Soluções e Interlocuções do Sebrae, Luís Genésio Portella  e a diretora de Administração e Finanças do Sebrae no Maranhão, Rachel Jordão.
Raimundo Coelho com o gerente de Soluções e Interlocuções do Sebrae, Luís Genésio Portella  e a diretora de Administração e Finanças do Sebrae no Maranhão, Rachel Jordão.

Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e terá sua primeira edição no Maranhão. Entre os objetivos, está o de estimular a cooperação técnico-financeira de organismos governamentais e não governamentais nacionais e internacionais, e de investidores privados interessados em empreendimentos rentáveis, como forma de operacionalizar as soluções tecnológicas apresentadas, quer sob a forma de projetos, quer sob a forma de produtos.

O Fórum deve reunir  a comunidade científica nacional, especialmente nordestina; empresas públicas, privadas e produtores rurais interessados no tema; organismos financiadores de estudos, pesquisas e projetos; instituições financeiras; instituições de fomento tecnológico; comunidade acadêmica e público interessado no tema do Tech Nordeste.

Nos três dias serão abordados os seguintes eixos-temáticos: Mobilidade no estado do Maranhão, Recursos Hídricos, Energia Limpa, Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC e Resíduos.

Palestras

Parceiro do evento, o Sistema Faema/Senar levará ao público durante a programação, palestras que serão ministradas pelo assessor técnico da Faema, César Viana, sob o tema: ‘Rio Itapecuru, situação atual  e potencialidades’  e, pelo professor universitário, Márcio Vaz, convidado pelo Sistema – que abordará a temática voltada para ‘Recursos Hídricos da Baixada Maranhense’.

 Equipe do Sistema Faema/Senar no lançamento do Fórum Tech Nordeste
Equipe do Sistema Faema/Senar no lançamento do Fórum Tech Nordeste

Raimundo Coelho, ao apresentar o projeto aos convidados, destacou as oportunidades que o evento trará para a classe produtora rural do Estado.

“É um evento que se inicia pelo Maranhão com a finalidade de estimular as discussões, em busca de um modelo sustentável, contínuo e integrador para o desenvolvimento regional”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA