A advogada Rosane Ferreira Ibiapino pronunciou, oficialmente, sua renúncia ao cargo de presidente da Subseção da OAB. Segundo consta no pronunciamento, a renúncia foi ocasionada por motivos meramente familiares, os quais ela não quis revelar. Aliás, a presidente já havia protocolado o pedido no dia 06/07, a mas disse que “apenas quis fazê-lo no momento que considerei mais oportuno.” Ou seja, logo após a Sessão Extraordinária do Conselho Subseccional que encerrou na noite desta segunda-feira (10/07) e que empossou o novo presidente, advogado Luciano Pedra Fonseca.

Após a eleição em que Rosane Ibiapino, que antes foi tesoureira da OAB/Balsas, foi a candidata vencedora pela chapa 22 “SOMOS MUITOS, SOMOS UM, SOMOS OAB”, ao lado de Luciano Fonseca, como vice, com 83 votos contra 73 votos de Ana Cecília Delavy, dos 188 advogados aptos a votarem, ouviu o também eleito na mesma época presidente da OAB/MA, Thiago Diaz: “Eu convido a todos os advogados e advogadas de Balsas a sonharem e lutarem conosco pela melhor defesa de prerrogativas, pela capacitação e valorização da classe, pela atualização dos honorários e aprovação do piso salarial”, disse presidente.

Rosane foi empossada dia 12/02/2016, ficaria no cargo por 03 anos (até 2018), presidindo a instituição que abrange os municípios de Balsas, Riachão, Carolina, Alto Parnaíba, Tasso Fragoso, São Raimundo das Mangabeiras, Loreto, São Félix de Balsas, Fortaleza dos Nogueiras, Feira Nova, Sambaíba e São Domingos do Azeitão, com cerca de de 260 advogados como membros.

VEJA A ÍNTEGRA DO PRONUNCIAMENTO:

 

Balsas, 10/07/2017.
Senhores advogados e advogadas,
Em respeito à instituição que pertenço. Em respeito ao Presidente da OAB Seccional do Maranhão, Dr. Thiago Roberto Diaz e todo Conselho Seccional. Em respeito ao Conselho Subseccional de Balsas/MA e em respeito a todos os colegas que fazem parte desta Subseção,
Não poderia deixar de me pronunciar sobre o pedido de renúncia ao cargo de Presidente da OAB – Subseção de Balsas/MA, protocolado por mim no ultimo dia 06/07/2017. Apenas quis faze-lo no momento que considerei mais oportuno. Após a sessão extraordinária do Conselho Subseccional que há pouco se encerrou e que empossou o novo Presidente Dr. Luciano Pedra Fonseca.
Faço tal comunicado formalmente, pois, devoto um grande respeito pela instituição OAB e muito apreço pelos colegas de profissão.
Não é demais registrar que aceitei o desafio de me candidatar ao cargo de Presidente da OAB Subseção de Balsas/MA, atendendo pedidos de vários colegas, aos quais muito agradeço por terem me convencido a entrar nesse desafio, pois, acredito que não saio a mesma pessoa que assumiu tão honroso encargo no dia 01/01/2016.
Registro, entretanto, que nenhum tipo de divergência de caráter político institucional ocorreu e que motivasse a decisão por mim tomada. Ao contrário, os motivos são alheios à OAB, são unicamente de cunho familiar e pessoal.
Outros desafios serão enfrentados por mim, contudo, saio tranquila e em paz com minha consciência, principalmente por acreditar que meus colegas e parceiros darão continuidade ao trabalho iniciado de forma que em nada afetará o meu afastamento. E, mesmo de longe, sempre estarei a disposição de nossa entidade.
Sem querer fazer prestação de contas, ressalto aqui alguns aspectos que trabalhamos neste último período de um ano e sete meses. Buscamos estreitar as relações com o Poder Judiciário e Ministério Público, bem como a melhorias dos serviços oferecidos para os jurisdicionados e, em consenquência, para nós advogados. Ressalta-se aqui a instalação da 4ª Vara em nossa Comarca que ocorrerá ainda neste mês no dia 24 e que, saibam, a OAB Subseção Balsas muito contribuiu para que isso se tornasse realidade.
A elaboração do Regimento Interno da Subseção de Balsas/MA como marco para nossa instituição. Criação das diversas comissões subseccionais, todas com seus regulamentos e que permitem a participação dos advogados nas ações da Subseção.
Buscamos, também, uma maior aproximação da OAB com os colegas de todas as comarcas, sempre com o diálogo franco e aberto, expondo todas as dificuldades na interiorização dos serviços oferecidos pela Seccional ou pela Subseção.
Agradeço imensamente a todas as instituições que foram e certamente continuarão sendo parceiras da OAB em prol do bem social
O maior legado que levo desse pouco tempo que passei à frente da OAB Subseção de Balsas, foi ter a oportunidade de aproximar mais a OAB e os advogados das questões sociais, pois, certa estou que nossa instituição é muito grande para se limitar a seus muros ou para fazer-se presente apenas em eventos que excluem principalmente os mais humildes. A OAB abriu suas portas, isso é o que importa. Conservemo-nas assim.
Agradeço a compreensão e em especial agradeço aos colegas que se dirigiram a mim para mencionar seu apoio à minha decisão e que sabem dos meus motivos (para mim) mais que plausíveis que justificam a minha saída.
Meus agradecimentos mais que especiais a nossas colaboradoras, Amanda e Teresinha, por quem tenho enorme carinho.
Aos meus colegas conselheiros, aos meus companheiros do Ubutun e a todos os advogados desta Subseção, obrigada pelo carinho e pelo respeito.
Atenciosamente,
Rosane Ferreira Ibiapino
OAB/MA 8.098

DEIXE UMA RESPOSTA