Antes de cada palestra, houve o relaxamento – acompanhado pelo professor de Educação Física e personal trainer Alan – para que as mulheres ficassem atentas aos palestrantes e não relaxem após o conhecimento sobre os procedimentos que deverão aplicar, na tentativa de evitar o câncer de mama.

20161027_104613

Dezenas de mulheres ocuparam o auditório do 4º Batalhão da Polícia Militar de Balsas, na manhã desta quinta-feira, 27/10, onde puderam ouvir a conferência proferida pela ginecologista e obstetra drª. Elvira Barbosa dos Reis da Silva, do Programa da Mulher em Balsas, que encerrou o projeto alertando sobre o conhecimento do próprio corpo para evitar problemas maiores no decorrer da vida.

A enfermeira Núbia Martins de Oliveira, coordenadora do Programa da Mulher, com sua equipe, inovam o Outubro Rosa, criando um método inovador, em que as empresas parceiras adotaram com muita veemência, pois beneficia muitas mulheres trabalhadoras. O chamado Projeto Se Toque, descobriu que toda empresa tem um banheiro feminino e quase em todos existem espelho onde elas se veem por metade ou corpo inteiro. Daí a ideia de colocarem adesivos de fotos que mostram a forma correta de descobrir o câncer de mama nos espelhos, para que elas sempre se lembrem que o teste individual é algo constante para prevenir o câncer, detectando-o antes de sua formação.

O pós operatório é algo importante, e que deve ser acompanhado sempre por um psicólogo. Os familiares e o próprio paciente, após ter passado por uma cirurgia ou tratamento de câncer de mama, tem sequelas que possam prejudicar seu dia a dia. A psicóloga Kátia Della Flora, é uma das profissionais preparadas para aliviar a dor do sofrimento de quem passa por situação no decorrer este tratamento.

Outra parceria que estimulou o Outubro Rosa em Balsas, foi a Regional do estado aliar-se ao Programa da Mulher em busca de melhores soluções para a prevenção contra o câncer de mama no município. Eliabe Wanderley da Silva Aguiar, gestor regional da Saúde, fala sobre a linha de trabalho desenvolvida por ambas as partes.

A secretária de Saúde, Cristiane Bastos, que também esteve no encerramento da campanha, falou à reportagem deste jornal sobre o Outubro Rosa.

DEIXE UMA RESPOSTA