Os empreendedores rurais receberam capacitação focada em como melhor administrar suas propriedades rurais.

Na última sexta-feira, 15/02, o Sebrae Maranhão certificou 75 produtores rurais, capacitados pelo programa Negócio Certo Rural (NCR) em Passagem Franca. O programa é executado pelo Sebrae em parceria com o Serviço Nacional de
Aprendizagem Rural (Senar).

 

Na oportunidade, os representantes do Sebrae visitaram a fábrica de Cachaça Reserva do Zito.

O evento de certificação contou com a participação do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão e presidente do Sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, do diretor técnico do Senar, Carlos Feitosa, o secretário de Agricultura do município de Passagem Franca, Cláudio Carneiro, do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Passagem Franca, Antônio Paulo Pereira e o gerente regional do Sebrae em Balsas, André Veras.

 

O presidente do Sebrae, Raimundo Coelho, que também é presidente do Sistema Faema/ Senar participou da certificação em Passagem Franca.

Para o presidente Raimundo Coelho, o Negócio Certo Rural tem cumprido o seu papel socioeconômico em todos os municípios onde é executado no Maranhão. “À medida que repassa conhecimento e novas maneiras de realizar os processos, o NCR capacita o pequeno produtor rural e o ensina a fazer mais e melhor o que tradicionalmente já fazia. É um programa significativo de melhoria do trabalho e geração de renda, que traz como principais benefícios a valorização da atividade rural e a redução da evasão dos mais jovens do campo para as cidades em busca de emprego e perspectivas”, afirmou o
executivo.

Para o secretário de Agricultura do município de Passagem Franca, Cláudio Carneiro, o programa Negócio Certo Rural foi uma grande oportunidade para  os empreendedores rurais da cidade. “Passagem Franca produz muito na área rural, demonstração disso é a nossa produção de abóbora e melancia. O Sebrae trouxe a capacitação pra cá e nós só temos a agradecer, e essa com certeza é apenas uma de muitas ações que vamos realizar no município”, destacou Carneiro.

Passagem Franca é atendido pela Unidade Regional do Sebrae em Balsas, que atende as demandas de 24 municípios da região. Em 2018, Passagem Franca recebeu três turmas do Programa Negócio Certo Rural, além de ter sediado as Oficinas de Empreendedorismo do Sebrae (OSE), ação que realizou mais de 1.000 atendimentos.

Visita Técnica

Na oportunidade foi realizada uma visita ao alambique, “Reserva do Zito”, um empreendimento em Passagem Franca, que procurou o Sebrae para apresentar seu potencial e buscar mais apoio para fortalecer o mercado produtivo de cachaça de alambique na região.

O alambique “Reserva do Zito” é um empreendimento atendido pelo projeto Cachaça Artesanal e Tiquira do Maranhão (CARTIMA), que em parceria com o Sebrae do Maranhão e várias instituições tem realizado inúmeros investimentos no setor em todo o estado.

“A parceria com o município tem sido bastante exitosa e consequentemente os resultados obtidos na região. As ações que já realizamos no município sempre foram um sucesso, e mais do que isso, garantiram a centenas de empreendedores do município mais conhecimento ao gerir seu negócio, assim como sua propriedade rural. Em 2019 vamos realizar inúmeras capacitações voltadas para a agricultura e comércio”, frisou o gerente regional do Sebrae em Balsas, André Veras.

DEIXE UMA RESPOSTA