A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou operação conjunta com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), em combate a utilização ilegal de agrotóxicos na região sul do Estado.

A Operação integra parte das ações de monitoramento e responsabilização de empreendedores pela utilização ilegal de produtos tóxicos e pesticidas nas atividades agropecuárias que geralmente são usados para evitar a disseminação de pragas em plantações.

“Esses agrotóxicos e pesticidas, muitas vezes, são manejados e acondicionados inadequadamente, sem observância das regras de segurança, saúde e meio ambiente, gerando riscos à saúde humana e provocando modificações no ecossistema”, explicou o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Sustentável da SEMA, Guilherme Braga.

O grande número de incidentes pelo uso inadequado desses produtos acabou tornando-se um grande problema de saúde pública e, sobretudo, ambiental. “Por este motivo, as vistorias técnicas e procedimentos de monitoramento e fiscalização são planejados em todo o Estado, com o objetivo ao controle ambiental dos empreendimentos”, destacou o Superintendente de Fiscalização da SEMA, Fábio Henrique Sousa.

Já foram realizadas vistorias em cinco fazendas nos municípios de Balsas, Riachão, Tasso Fragoso e Alto Parnaíba, e nas Centrais de Recebimento de Embalagens de agrotóxicos de Alto Parnaíba e Balsas.

 

 

Por Rafaela Moreira – Ascom SEMA

DEIXE UMA RESPOSTA