Não é apenas uma semana onde se percebe a mistura de cores e sotaques, mas a Semana da Farroupilha é comemorada em Balsas/MA, pelo CTG – Centro de Tradição Gaúcha, há muitos anos pelos colonos dos pampas e que ao longo dos tempos a mistura ou miscigenação foi tomando conta destas duas vidas distintas, que hoje não há tanta diferença, senão em algumas pessoas que ainda tentam preservar o sotaque já quase arrastado, quando a mistura é mais ascendente, prevalecendo o nordestez. Chamada por eles carinhosamente de “maraúchos”, filhos herdeiros de uma fusão ou cruzamento de gaúchos com maranhenses.

ctg ctg1farroupilha

De hoje, 18/09, até o próximo domingo, teremos uma semana de festas que celebram momentos de luta pela emancipação da ‘República Riograndense’, no final do século XIX. As comemorações aqui, como no sul do país são comemoradas com uma cavalgada, onde carros ornamentados tomam conta das principais ruas e avenidas da cidade maranhense.

As ‘prendas’, usando vestidos longos e peões de bombachas e botas desfilam nos carros geralmente enfeitados com símbolos da cultura gaúcha, como a cuia e o chimarrão.

A principal celebridade que acompanha, todos os anos, é o casal Caraça: Libiano Caraça e dona Ivone Caraça. São os primeiro imigrantes e desbravadores desta terra longínqua de suas origens, e aqui tem orgulho de dizer que foi uma aventura que faria novamente. Para Libiano Caraça, Balsas é sua terra. Aqui criou seus filhos e tem muitos netos, além da performance que o clima lhe proporciona à saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA