O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado ontem, dia 5 de junho, por meio do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo o território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.

Em uma das atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente é o replantio de árvores frutíferas no Parque Centenário. Com o lema “O que você tem feito pelo Meio Ambiente?”, palestras ao ar livre e exemplo de como plantar adequadamente uma espécie foram ressaltadas durante o evento, no Parque Centenário.

Em Balsas/MA, atitudes realizadas diferentemente de governos recentes vêm tomando suspiro da população que já sentiu grande mudança nos ares do município. Meses atrás, o Parque Centenário encheu os olhos das pessoas que procuram lugar para suas caminhadas e ginásticas, mas também viram nas ruas e avenidas, o secretário do Meio Ambiente, Rui Arruda, plantando ipês e outras mudas, que podem transformar a cidade ou pelo menos voltar no tempo, já que ainda restam muitas árvores, como figueiras, mangueiras e oitizeiros, que além de dar sombra e amenizar o calor no centro da cidade, também alimentam os pássaros, que migram para o centro urbano, por não encontrar mais alimentos no seu habitat.

O secretário municipal de Meio Ambiente ressaltou que durante a gestão de dr. Éric Silva, há um projeto que inclui agenda para a plantação de 10 mil árvores em todo o município. “Este ano haverá o plantio de 2 a 3 mil árvores no bairro Cidade Nova, de flamboan (plantas ornamentais).”. Para Rui, “as praças e a beira do rio toda merecem plantas de grande copa, frutíferas, como as que já existem em algumas praças e nas avenidas árvores ornamentais (de flores).”.

O meio ambiente não é só de árvores, mas de tudo que envolve a natureza. Durante o festejo, milhares de peixes foram despejados nas margens do rio Balsas. Sob o olhar de dezenas de espectadores, os alevinos saiam dos sacos plásticos, oxigenados e mergulhavam nas cristalinas águas que dão vida ao município e a outros.

No Parque Centenário e acompanhado do ex-secretário da SEMA Marcelo Coelho, o secretário municipal explicou para alunos e curiosos, os cuidados que deveremos ter com a natureza e o que podemos fazer para preservá-la. Frisou também à Folha do Cerrado, que “as novas árvores (jambo, ipê, etc) terão grade de proteção, já que muitas vezes os funcionários municipais da limpeza ou moradores desconhecem as mudas, e durante a capinagem acabam arrancando-as ou mesmo as das avenidas são quebradas por vandalismo. “Mas com uma grade, pode ser evitado o corte e ela poderá crescer sem ser importunada”. Concluiu.

Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente em Balsas, está hoje, dia 07/06, plantio de árvores nas margens do Rio Balsas; amanhã 08/06, apresentação da atividades da secretaria do Meio Ambiente municipal.

 

DEIXE UMA RESPOSTA