Foto: Internet

Os recursos naturais são finitos e os impactos do descarte incorreto no meio ambiente não podem mais ser ignorados, por isso, hoje as empresas modernas e sustentáveis optam pela economia circular, ou seja, uma economia regenerativa e restaurativa

A UL acaba de lançar no mercado mundial a UL 3600, norma de certificação destinada a medir e documentar aspectos da economia circular de produtos, instalações e organizações. Seguindo um processo de desenvolvimento de padrões com públicos estratégicos, a certificação será o primeiro padrão mundial para avaliar a circularidade do fluxo de materiais das companhias. A economia circular é um dos aspectos mais importantes dos esforços de cada empresa pela sustentabilidade porque promove o crescimento, ao mesmo tempo, que gerencia a escassez de recursos, a volatilidade da cadeia de produção e as mudanças de regulações globais.

O objetivo da certificação UL é atender uma necessidade urgente por métodos que meçam o progresso da circularidade à luz de mega tendências globais – incluindo mudança de clima, restrições de recursos e acumulação de produtos químicos tóxicos – que já estão tendo um impacto importante na saúde humana e no ecossistema.

Assim, este documento permite que a UL avalie os esforços da empresa para partir de uma economia linear para uma mais sustentável, que elimina desperdícios e mantém produtos em funcionamento por mais tempo. Com este programa, a UL consegue reportar diversos aspectos de sustentabilidade, incluindo usos de conteúdo reciclado ou com base biológica, além de aspectos como reciclabilidade, redução de desperdício e desvio de resíduos de aterros sanitários.

“A UL está muito satisfeita de apresentar ao mundo a primeira certificação para iniciativas de economia circular”, diz Alberto Uggetti, vice-presidente da UL Environment – Divisão de Meio Ambiente da empresa. “Questões globais, como restrições de cadeias de produtividade e escassez de recursos estão fazendo muitas empresas aderirem à economia circular e a UL oferece uma maneira de acompanhar e medir o progresso dessas iniciativas e comunicá-las ao mercado com transparência”.

“No Brasil o tema Economia Circular já está na pauta de diversas empresas e segmentos industriais, a norma UL 3600 pode auxiliar essas empresas a seguirem as metodologias e padrões utilizados internacionalmente e dessa forma implementarem e comunicarem seus esforços de forma clara e objetiva” diz Cintia Oller Cespedes, gerente de projetos da UL Environment no Brasil.

Sobre a UL

A UL é uma empresa global de segurança que defende o progresso há mais de 120 anos. Seus quase 11.000 funcionários são guiados pela missão da UL que é promover o trabalho e ambientes de vida seguros para todas as pessoas. A companhia utiliza pesquisas e padrões para avançar de maneira contínua e atender a necessidades de segurança em constante evolução. No Brasil, a UL está há 20 anos prestando serviços de segurança que envolvem certificação, ensaio, avaliação, treinamento e validação, atendendo a uma grande variedade de indústrias e produtos, como equipamentos e sistemas de segurança contra incêndio, válvulas industriais, tubulações, tanques e equipamentos eletroeletrônicos, brinquedos, fios e cabos, bens de informática, entre outros.

 

Foto: Internet

Por Graziele Marronato

DEIXE UMA RESPOSTA