Cinco filmes e séries baseados em ‘1984’, clássico de George Orwell

    0
    42

    Há exatos 70 anos era lançada a primeira edição de ‘1984’, livro escrito por George Orwell que imaginava um futuro pós- apocalíptico dominado por um Estado totalitário que vigia constantemente as pessoas. A obra tornou-se um clássico tão grande que ao longo das décadas seguintes ganhou inúmeras outras reedições, releituras, adaptações e homenagens, seja por outros autores que se inspiraram no trabalho de Orwell ou fãs da história por ele criada. E hoje ainda não é muito diferente.

     

    Recentemente, a China adotou um sistema de vigilância questionável na província de Kashgar que lembra muito a obra ‘1984’, o que fez o interesse pelo livro ressurgir nas livrarias e estimulou muitos a irem mais a fundo na obra do escritor. Há inclusive quem tenha buscado por outras obras inspiradas pelo livro, como é o caso de várias séries e filmes que fazem sucesso hoje por representarem uma sociedade muito parecida com aquela imaginada por Orwell.

     

    Pensando nisso, separamos a seguir cinco filmes e séries baseados em ‘1984’ que todos os interessados pela obra deveriam assistir e refletir. Confira:

     

    #1 – Black Mirror

    Uma das séries de suspense de maior sucesso dos últimos tempos, Black Mirror é uma coletânea de contos que refletem sobre a relação dos seres humanos com a tecnologia, algo que nem sempre pode ser algo positivo como pensamos. A série conta, atualmente, com quatro temporadas já finalizadas e um filme que eleva a experiência de espectador a um nível totalmente novo.

     

    #2 – Brazil

    Uma das obras que mais se assemelham a ‘1984’, Brazil – O Filme, é a história de Sam Lowry, um homem que vive em um Estado futurista totalitário controlado por computadores e atolado na burocracia. Sam, porém, acaba se apaixonando por Jill Layton, uma mulher que é confundida com uma terrorista e passa a ser perseguido pelo governo. O filme foi dirigido por Terry Gilliam (Os Doze Macacos).

     

    #3 – V de Vingança

    Baseada em uma história em quadrinhos homônima escrita por Alan Moore, o filme V de Vingança conta a história de um personagem enigmático e com um passado doloroso conhecido apenas como “V”. Vítima de um Estado opressor, ele começa uma vingança pessoal e uma jornada para libertar toda a sociedade de governantes totalitários e irresponsáveis. Um clássico.

     

    #4 – 1984

    Nessa adaptação para as telonas da obra de George Orwell, Winston Smith, um simples funcionário do governo, é um homem que perdeu toda sua identidade para um regime repressivo. Ele começa um relacionamento com Julia, mas a relação não é aprovada pelos políticos, que vigiam a todos 24h por dia. Eles, então, tentam escapar dos olhos do ” Grande Irmão” para viver suas vidas.

     

    #5 – Orwell Rolls in His Grave

    No documentário de 2003 Orwell Rolls in His Grave (Orwell Revira-se No Túmulo, em inglês), dirigido por Robert Kane Pappas, discute-se sobre o controle da mídia por parte de governos que tentam esconder atos de corrupção e outros tão graves quanto. Afinal, estaríamos nós nos aproximando cada vez mais da sociedade totalitária e vigilante imaginava pelo autor George Orwell no livro ‘1984’?

     

     

    DEIXE UMA RESPOSTA