Os benefícios da natureza em sua saúde mental

    0
    88
    Imagem: Megaphone adv

    A discussão sobre saúde mental só tem aumentado em todo o mundo, até mesmo no Brasil há um movimento de conscientização sobre esta importante questão, o chamado Janeiro Branco. Este movimento quer trazer mais e mais conversas sobre a importância em cuidar da mente de forma a ter mais qualidade de vida e bem-estar. Vale ressaltar que a principal causa das mortes por suicídios são questões mal-resolvidas ou negligenciadas dentro da saúde mental. Ou seja, é fundamental cuidar da saúde mental na totalidade para diminuir a perda de vidas por suicídios.

    Uma das formas de cuidar da saúde mental é através da natureza. Há várias terapias sendo criadas que utilizam a natureza como forma principal para trazer diversos benefícios à saúde, principalmente em questões de ansiedade e de depressão, transtornos que podem levar ao suicídio, por exemplo. Abaixo mostramos alguns exemplos:

    1.  Aromaterapia

    Os óleos essenciais podem ser bons aliados para melhorar o humor. Há essências que trazem mais energia para as manhãs, como também mais relaxamento para as noites, ou seja, equilibrando e balanceando como a pessoa se sente durante esses dois importantes horários do dia. Os óleos de mandarina e de lavanda são excelentes para se sentir mais relaxado. Já os óleos cítricos como de laranja e de limão, dão energia e levantam o astral. Dá para usar os óleos de várias maneiras.

    2.  Terapia com animais

    Os animais também podem trazer vários benefícios para a saúde mental, há espaços especializados em terapia com animais. Esses espaços têm várias espécies de animais entre eles: pôneis, pato, ganso, coelho, cavalos, miniporco, minivaca entre outros. Além disse é altamente recomendável ter animal de estimação para quem sofre de transtornos de saúde mental por trazer conforto como também aumentar a autoestima.

    3.  Abraçar árvores

     

    Imagem: Getty Images

    Parece até piada, mas abraçar árvores pode curar doenças. Existem vários estudos que mostram que ficar em presença da natureza é uma forma de melhorar a saúde mental. Esta terapia foi criada no Japão e foi popularizada pelos Estados Unidos. Nesta terapia é preciso ficar presente com a natureza sentindo o ambiente com todos os sentidos.

     

    4.  Aguaterapia

    Outra técnica que usa a natureza para criar e que tem origem no Japão. Para os japoneses a água é milagrosa e pode curar doenças. Na terapia da água é preciso consumir diversos copos de água e diferentes horas do dia. Esta terapia promete trazer mais equilíbrio e balanço para o corpo e a mente.

    5.  Terapia do Sol

    Imagem: Veja/Abril

    Por fim, mas não menos importante, a Terapia do Sol! O sol é conhecido como um antídoto contra o “stress” atuando no sistema nervoso e trazendo uma sensação de bom humor. Além disso, ele é importante para outros processos orgânicos e químicos dentro do corpo.

    É sempre importante cuidar da sua saúde mental, e qualquer destas atividades poderá trazer benefícios sem necessidade de medicação. Acredita que a natureza pode trazer benefícios para o seu bem-estar e para a sua qualidade de vida?

     

     

     

    DEIXE UMA RESPOSTA