Retratos da Terra. Exposição no Play Time mostra sensibilidade do Pelotão Mirim em fotografias

    0
    638

    A sensibilidade em retratar a realidade do seu habitat mostrou que o amadorismo quando é tratado com profissionalismo traz à tona algo muito além de um simples ensaio fotográfico.

    A exposição Retratos da Terra, ficará no hall do Play Time, em Balsas/MA, até dia 03 de novembro.

    Os alunos se distribuíram por vários segmentos, dentro da própria comunidade, buscando a melhor imagem, cores e luz, onde aprenderam observar “os lugares que a gente vive, mas de uma forma com mais atenção, refletindo sobre a comunidade, no caso que a gente tratou do tema da alimentação e da agricultura, essa valorização da comunidade rural e a gente conseguiu transformar bem isso nas fotos. Eu fiquei impressionada com o resultado. Realmente os jovens aqui foram fantásticos na fotografia e na observação desses olhares deles”. Assim os alunos do Pelotão Mirim (4º Batalhão da PMMA) foram definidos pela curadora do MASP e responsável pelo projeto, Karina Bacci, e pela fotógrafa balsense, Georgia Grampes, que prestou toda assistência ao grupo de adolescentes durante os ensaios fotográficos.

    Patrocinado pelo Rabobank, este é o 4º projeto trazido pela agência de Balsas que completa 10 anos,  conforme explica o Gerente Aldeir de Paula Salviano, depois do Pé de Jabuticaba, distribuição de 3.000 livros e capacitação de professores, Museu Itinerante e Viola Caipira (durante o Agrobalsas). A escolha do Pelotão Mirim não foi por acaso, mas em vista que é algo relevante para o município “Retratos da Terra provoca essas crianças, que deverão representar o futuro do Brasil e o banco se vale da Lei Rouanet para implementar a cultura aonde ele está”, diz Aldenir.

    O Comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Mj. Gilberto Brito disse confundir as fotos dos alunos do Pelotão com a de profissionais, tamanha sua integridade fotográfica com a realidade do tema proposto a eles. Para ele, é importante que a exposição continue no Paly Time “para que as pessoas vejam e apreciam o que temos e nem sempre conhecemos da nossa terra. Eles foram bem profissionalizante”. Manifesta admiração, o comandante.

    Durante dois dias, a fotógrafa Georgia Gramps, nomeada pela curadora, praticou workshop de fotografias para os alunos do Pelotão Mirim e “eles são muito inteligentes, aprenderam com muita facilidade o básico da fotografia como luz, usando a luz do sol e cor, das vegetações e da natureza, focalização e até a escolha do objeto a ser fotografado, usando uma semi-profissional.”.

    Para o pequeno Richard Emanuel Sousa e Lucena que retratou animais em seu habitat, explica que, após sua mãe fazer sua inscrição, lhe deu mais entusiasmo para fazer o curso, porém não tinha ideia de onde chegariam sua fotos. Além da exposição as fotos também foram publicadas em um livro de papel couchê e deverão ser expostas em outros países, como Holanda.

    Para o Diretor Sócio do Play Time, Sérgio Tschler, a exposição Retratos da Terra é exatamente o que expressa a filosofia da empresa, já que há cinema no shopping de lazer e o Pelotão Mirim “a gente ficou muito empolgado em participar desse projeto por se tratar de jovens com talento para fotografia, mostrando as belezas naturais que tem em Balsas e região. É um projeto orientado. A gente vê realmente o potencial que tem aqui esses meninos, voltado pra cultura. E já faz parte desse lazer, quando abrimos as portas, gratuitamente, para as crianças do Pelotão Mirim assistirem filmes como nosso projeto “Criança no Cinema, com direito a pipoca e lanches”. Acentua Sérgio.

    Para a instrutora Sd. Helen Mayane Aragão, do 4º Batalhão, o Pelotão Mirim tem sido um projeto muito importante para a vida dessas crianças, “porque através dos patrocinadores e colaboradores está trazendo várias atividades extras que estão incentivando ainda mais. O aprendizado deles, inclusive agora com esse projeto de fotografia até uma profissão é a vista de quem se interessar. Então, eles já têm um rumo a seguir se tiverem se agrado da área, o que eu acho que todos agradaram. Estou muito feliz. Nós também achamos muito bom esse projeto Retratos da Terra, e agradecemos aos patrocinadores e esperamos que o projeto continue fazendo sucesso, porque as nossas crianças precisam muito, muito mesmo desse incentivo”.

    Além da exposição, os alunos ganharam livro especial com suas fotografias, em papel couchê e certificado.

    O banco Rabobank deu as máquinas fotográficas para os alunos. o Retratos da Terra continua no Play Time até 03 de novembro.

     

    DEIXE UMA RESPOSTA